18.6 C
Brusque
sábado, novembro 23, 2024
InícioNotíciasPolíticaJustiça Eleitoral realiza primeira etapa da auditoria de urnas em Brusque, no...

Justiça Eleitoral realiza primeira etapa da auditoria de urnas em Brusque, no Colégio Cônsul

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Eleitores irão às urnas para escolher prefeito e vice domingo, dia 3

A Justiça Eleitoral realizou em Brusque nesta sexta-feira, 1º de setembro, antevéspera das Eleições Suplementares, a primeira etapa da auditoria de urnas (votação nas cédulas de papel), palestras e outras atividades da Justiça Eleitoral. O ato foi realizado no Colégio Cônsul Carlos Renaux, onde está situada a sede da Justiça Eleitoral e local onde ocorrerá a apuração da votação.

O jornal da Diplomata acompanhou o ato, e ouviu na oportunidade o Diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TER-SC), Gonsalo Agostini Ribeiro, e o Chefe da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Guilherme Capistrano Benedetti, em entrevistas que serão repercutidas no Jornal da Diplomata edição de sábado, 2 de setembro.

Saiba mais

Neste domingo, 3 de setembro, 95.403 eleitores aptos a votar em Brusque devem ir às suas respectivas seções eleitorais nos 49 locais de votação para escolher novos integrantes para o cargo de prefeito e vice-prefeito nas Eleições Suplementares, que ocorrem das 8h às 17h.

A eleição em Brusque acontece após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou os mandatos de José Ari Vequi e Gilmar Doerner por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral em 2020.

A apuração ocorrerá a partir das 17h, no Colégio Cônsul Carlos Renaux, na Avenida Monte Castelo, Centro.  Já a resolução que estabelece a realização de novas eleições aos cargos de Prefeito e Vice de Brusque está publicada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e pode ser acessada na íntegra AQUI.

Estarão aptos para votar as eleitoras e eleitores que, até o dia 5 de abril de 2023, tenham requerido sua inscrição eleitoral, alterado seus dados cadastrais ou transferido seu domicílio eleitoral para o município.

Motivo da nova Eleição

Na sessão do dia 4 de abril deste ano, o TSE determinou, por 5 votos a 2, a cassação dos mandatos do então prefeito de Brusque, José Ari Vequi, e seu vice, Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral nas Eleições Municipais de 2020. Os ministros, em sua maioria, também reconheceram a inelegibilidade de todos os envolvidos para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes às eleições daquele ano. 

Candidatos

Candidaturas e partidos concorrentes aos cargos, que terão validade até o fim de 2024:

Simas (PP), que com o vice Danilo Rezini (PSD) compõe a chapa majoritária da coligação “Unidos pelo Povo, Comprometidos por Brusque!”; André Vechi (DC) que integra a chapa “Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade”, com o vice Deco Batisti (PL); Paulo Eccel (PT), que faz dobradinha com a vice Dida Mafra (PSDB) na coligação “De Coração Aberto, Brusque!”; e William Molina (MDB), que com o vice Dr. Osvaldo de Souza (PODE) forma a chapa “A Resposta do Povo”. 

Informações importantes

A Justiça Eleitoral catarinense preparou 320 urnas eletrônicas para o dia da votação, entre aquelas de seção, contingência e treinamento. Além disso, 804 mesários e 168 auxiliares de mesa foram capacitados na recepção dos eleitores e coordenação dos trabalhos.

Quem pode votar

Ao todo, 95.403 eleitores estão aptos a participar. São aqueles cidadãos que estavam regulares com a Justiça Eleitoral até 5 de abril deste ano, quando o cadastro municipal encerrou para a preparação do novo pleito.

O eleitor pode conferir sua situação eleitoral através do aplicativo e-Título, disponível para iOS e Android, ou no site do TSE, neste link.

Onde votar e o que levar

A eleição em Brusque contará com 268 seções eleitorais em 49 locais de votação. Para o pleito deste domingo, três locais de votação em Brusque sofreram alterações em relação às últimas eleições municipais. A consulta ao local de voto deve ser feita com antecedência por meio do e-Título ou nesta página.

No dia da eleição, quem fez o cadastramento biométrico e possui o e-Título baixado no smartphone poderá apresentar o aplicativo como comprovante de identidade. Os demais eleitores devem levar um documento de identificação com foto.

Serão aceitos carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.

Em caso de dúvidas, o Disque-Eleitor (0800 647 3888) poderá ser utilizado para esclarecimento gerais. Haverá plantão de atendimento no sábado (2), das 9h às 19h, e no domingo (3), das 7 às 20h.

Quem é obrigado a votar

O voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 69 anos de idade. A participação é facultativa para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos que já fizeram seu cadastro e para quem tem 70 anos ou mais.

Eleitores de Brusque que não estiverem no município poderão justificar sua ausência no próprio dia da votação por meio do e-Título, utilizando a função de geolocalização do aplicativo.

A justificativa também poderá ser feita através do Sistema Justifica, no prazo de até 60 dias após a eleição.

Como funciona a preferência na fila

Possuem preferência na ordem de votação pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, indivíduos enfermos, obesos, gestantes, lactantes e com crianças de colo.

Também têm prioridade os candidatos ao pleito, promotores eleitorais, juízes eleitorais e seus auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço.

Idosos com mais de 80 anos terão preferência sobre os demais casos independentemente do momento de chegada à seção eleitoral.

O que pode e o que não pode

No dia da eleição, o eleitor pode se manifestar de maneira individual e silenciosa por meio de bandeira, broche, adesivo e camiseta.

Não é permitido aglomerações de pessoas com vestimentas padronizadas, manifestações coletivas ou ruidosas, abordagens e aliciamento de eleitores com métodos de persuasão ou convencimento, distribuição de camisetas, uso de alto-falantes e amplificadores de som, promoção de comício e carreatas, propaganda boca de urna e divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou candidatos.

Na cabine de votação, é vedado o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. Antes de votar, o eleitor deve deixar o aparelho com o mesário.

Como acompanhar a apuração

O processo de totalização dos votos e o resultado final do pleito poderão ser acompanhados por meio do aplicativo Resultados, disponível para iOS e Android. Também é possível acompanhar pelo site do TSE, nesta página.

A eleição em Brusque contará ainda com o aplicativo QRTot, solução desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e que permite a qualquer pessoa utilizar a câmera do seu smartphone para ler o Boletim de Urna (BU) — documento emitido com o resultado de cada seção eleitoral assim que a votação encerra.

Na eleição de Brusque, os próprios mesários foram instruídos sobre o uso da ferramenta e vão escanear os boletins logo após a votação. Dessa forma, será possível acompanhar os dados compilados de todos os BUs em uma apuração independente.

A ação tem o objetivo de adicionar mais uma camada de transparência ao processo, permitindo que qualquer eleitor compare os dados dos boletins com o resultado da totalização oficial das urnas.

Fotos: Diplomata FM

Publicidade
WhatsApp chat