Desde sexta-feira (22), Brusque se tornou, mais uma vez, um dos principais destinos para os amantes de orquídeas e plantas ornamentais. Isso porque está sendo realizada até este domingo a 17ª Exposição de Orquídeas Labiatas. O evento ocorre pela primeira vez na FIP, e é realizada pela Associação Brusque de Orquidófilos e Amadores de Plantas Ornamentais – ABAPO.
São cerca de 1,5 mil vasos de orquídeas expostos.
Mas não tem apenas orquídeas. O visitante encontra na exposição cactos, plantas ornamentais, bonsais, frutas exóticas, artesanato, doces caseiros típicos, entro outros produtos.
Participam do evento 22 expositores, paralelo ao Fip Flowers – a Feira das Flores. Cerca de 30 mil pessoas devem passar pelo evento até seu término.
A realização da exposição junto ao FIP Flowers tem sido comemorada pelos organizadores, pelo grande público que prestigiam o evento, que ocorre no interior da FIP, conforme destaca o presidente da Abapo, Pedro Lazerini.
“Foi uma surpresa para todo mundo. Para nos, principalmente,e nos surpreendemos com o grande número de público que visita a exposição”, destaca.
As plantas premiadas estão expostas para quem chega no evento. A orquídea campeão desta edição foi a Cattleya Bispo, e seu proprietário participa de uma associação em Blumenau, que participou do evento em Brusque.
Orquídeas Cattleya Labiata chamaram muita atenção na exposição. Um dosp ontos fortes dela é o cheiro agradável e que invade o espaço, tornando-a uma atração especial. É uma orquídea originaria do Nordeste, que se adaptou muito bem em Santa Catarina. “É uma das flores mais apreciadas pelo público. Se tu coloca uma Labiata dentro de casa, ela perfuma a casa toda”, comenta o presidente da Abapo.