21.4 C
Brusque
sábado, novembro 23, 2024
InícioNotíciasGeral10ª ParaCopa Sesc iniciará na sexta-feira, 25, com ampla programação para fortalecer...

10ª ParaCopa Sesc iniciará na sexta-feira, 25, com ampla programação para fortalecer políticas e praticas de acessibilidade social e esportiva

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A ParaCopa Sesc Santa Catarina chega a sua 10ª edição em 2023, consolidado como um evento que fortalece a inclusão, a acessibilidade e a integração através do esporte. A programação acontece no Sesc Brusque, de 25 de agosto a 30 de setembro, e no Sesc Joinville, de 09 a 11 de novembro, com modalidades esportivas adaptadas para Pessoas com Deficiências (PcDs) e ações educativas com intuito de promover a discussão e reflexão crítica. Em Brusque, a abertura no dia 25/08 (sábado), às 17h30, contará com palestra do ex-atleta Clodoaldo Silva, o primeiro ídolo do esporte paralímpico brasileiro.

Em cinco Paralimpíadas, foram seis ouros, seis pratas e dois bronzes e ele foi o cara que pôs “fogo no Maracanã”: acendendo a pira dos Jogos Rio 2016.

Atualmente, é palestrante, apresentador, comentarista, consultor em acessibilidade e inclusão e colunista do portal UOL. 

Na palestra, ele contará um pouco da sua trajetória no esporte e na vida.  

No primeiro final de semana do evento, acontecerá o torneio de Basquete em Cadeira de Rodas.

Vão concorrer as equipes: Cepe, de Joinville, Aflodef, de Florianópolis, Apedeb, de Brusque, e Spartacus, de Caçador. 

A programação conta ainda com Oficinas Paradesportivas, de 29 a 31/08, para escolas agendadas, confira:  

 29/08 – 14h às 14h50 – Oficina de Basquete em cadeira de rodas   

29/08 – 15h10 às 16h – Oficina de Bocha paralímpica   

30/08 – 14h às 14h50 – Oficina de Handebol em cadeira de rodas   

30/08 – 15h10 às 16h – Oficina de Atletismo Paralímpico  

31/08 – 9h10 às 10h – Oficina de Basquete em cadeira de rodas   

 31/08 – 10h20 às 11h – Oficina de Bocha paralímpica   

31/08 – 14h às 14h50 – Futsal 5 para DV   

31/08 – 15h10 às 16h – Basquete em cadeira de rodas 

No dia 16/09 acontecem os jogos de Xadrez para deficientes visuais e o evento encerra com campeonatos de Futebol e Vôlei para deficientes auditivos, no dia 30/09. O técnico de atividades da unidade Sesc Brusque, Gustavo Josende Caetano, destaca a relevância do evento para o esporte paralímpico.

“A ParaCopa Sesc, em Brusque, se tornou ao longo dos anos um evento de referência nacional em atividades esportivas paralímpicas, palestras e oficinas. Ao longo desses 10 anos, pudemos ver o crescimento do interesse do público pelo paradesporto, bem como o envolvimento da comunidade com as atividades. O Sesc tornou-se referência nas ações de inclusão através do esporte em Brusque, e isso está sendo disseminado para as unidades do estado de Santa Catarina, com melhorias na acessibilidade para todos e capacitações com colaboradores para melhorar o atendimento ao público.

O Sesc-SC hoje tem uma relevância junto a entidades e associações que atuam com pessoas especiais, e isso se deve muito à ParaCopa Sesc. O paradesporto abriu uma porta que uniu a nossa instituição e a comunidade brusquense em prol da causa da inclusão.”, relata.   

De acordo com a gerente de Lazer do Sesc-SC, Giseli Mara Schena, com esse evento, a Instituição contribui para a efetivação do processo que procura respeitar as capacidades, os talentos e as potencialidades das pessoas, assegurando-lhes o direito de oportunidades iguais a todos. “A participação em programas de atividades de lazer promove o fortalecimento da dimensão pessoal, grupal, político-social, além de promover a autonomia para que a pessoa possa liderar a sua própria vida, o sentimento de pertencimento e a segurança para participar ativamente, melhorando a qualidade de vida”.    

Publicidade
WhatsApp chat