Na semana em que Brusque comemora 163 anos, a Sociedade Amigos de Brusque (SAB), Museu Casa de Brusque, completa 70 anos de história. A instituição foi criada no dia 4 de agosto de 1953. A data remete à fundação da colônia Itajahy-Brusque.
A missão institucional da SAB é empregar esforços para preservação histórica e cultural da região do Vale do Itajaí-Mirim. A sociedade passou por transformações ao longo do tempo, avançado do trabalho em sociedade através do trabalho intelectual de historiadores, jornalistas e representantes de instituições parceiras do ideal da Casa de Brusque, guardiã do acervo histórico preservado no Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim.
Entre os objetivos, a diretoria da SAB dedica-se ao trabalho comunitário (voluntário) para para a valorização da memória e o desenvolvimento de Brusque e região.
O jornalista e escritor Celso Deucher e Luciana Pasa Tomasi, historiadora e Coordenadora do Museu Casa de Brusque falaram ao Jornal da Diplomata na manhã desta terça-feira, 01.