Para chamar atenção dos consumidores sobre a carga tributária paga no país, cerca de 50 mil lojistas realizam nesta quinta-feira (25) o Dia Livre de Impostos. Entre os participantes, alguns postos de combustíveis vão ofertar gasolina com valor cerca de 20% mais baixo, mas há descontos que podem chegar a 70% do preço final do produto.
A mobilização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovens tem o objetivo de chamar a atenção do quanto o brasileiro contribui em impostos cada vez que consome um produto ou serviço.
Thiago Luz, coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Brasília, lembra que uma mudança na legislação obriga a emissão de notas fiscais com detalhamento dos tributos pagos pelo consumidor.
Apesar desse detalhamento disponível nos cupons fiscais, muitos brasileiros não têm ideia de que os tributos consomem cerca de 35% dos salários da maioria da população, segundo estudos.
Raphael Paganini, coordenador nacional da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem afirma que do lado dos empresários, a campanha ainda é uma forma de chamar atenção para urgência da reforma tributária.
Segundo os organizadores do Dia Livre de Impostos, mais de 1.200 cidades brasileiras participam da ação.