Estudo feito pela 1ª fase do curso de Filosofia será compartilhado com a comunidade em evento aberto e gratuito
Nesta quinta-feira, 25 de maio, às 10h, no auditório da Faculdade São Luiz, os acadêmicos da Primeira Fase do curso de Filosofia, farão a apresentação do trabalho acadêmico sobre os Movimentos Imigratórios no Brasil no século XIX. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
“Uma das questões fundamentais da disciplina Tópicos da Cultura Brasileira é responder, do ponto de vista cultural, apoiado na visão histórica, a questão do que é ser brasileiro. E um dos elementos fundamentais dentro dessa constituição cultural passa, também, pelas imigrações do Século XIX, que é um momento significativo da construção da história do Brasil, onde há toda uma preocupação ideológica, social, política, financeira e econômica em tentar reestabelecer o país dentro do contexto mundial. Isto é, há uma tentativa, por parte do governo brasileiro, em povoar o Brasil, fazendo com que o país se desenvolvesse e participasse da modernidade já existente na Europa”, explica o professor da Faculdade São Luiz, responsável pela disciplina, Paulo Becher Junior.
Segundo ele, na Europa, muitas pessoas viviam de forma negativa os efeitos e acontecimentos da modernidade na época e, por isso, estacam dispostas em migrar para outros lugares, em busca de novas oportunidades. “Nesse contexto, nossos acadêmicos darão ênfase para três culturas mais próximas da nossa região: italiana, alemã e açoriana. É fato que a colonização portuguesa está no país desde o século XV, do período Brasil Colônia, passando também pelo Brasil Imperial. Mas, dada a continuidade desse processo também no século XIX e a proximidade da cultura açoriana da nossa região, uma das equipes dos acadêmicos optou por trabalhar essa cultura”, destaca o professor.
Durante a apresentação será possível conhecer mais sobre os processos imigratórios e as principais influências e desdobramentos da cultura europeia na cultura brasileira.
Texto: Ideia Comunicação/Guédria Motta