Com o objetivo de superar os desafios no ensino de matemática na escola, o projeto “O desenvolvimento do Pensamento Computacional e o Raciocínio Lógico na Educação Infantil”, desenvolvido pela professora Joana Bertoldi, da equipe da EEF Dr. Carlos Moritz no bairro Zantão, conquistou nesta quarta-feira (10) o prêmio “Educador Transformador”. A premiação ocorreu durante o Bett Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina.
A Secretária Municipal de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, falou sobre a premiação. “Nós recebemos com muita alegria, o resultado do prêmio “Professor Transformador”, mas no fundo, já tínhamos uma certeza que o trabalho da professora Joana Bertoldi seria o vencedor. O trabalho da professora Joana é resultado de tudo que tange a computação desplugada, ao pensamento computacional. A professora Joana participou da formação inicial da robótica educacional, oferecida pela equipe de robótica da Educação,” disse.
O diretor da EEF Dr. Carlos Moritz, Thiago Alessandro Spiess, também comentou a conquista. “ Eu, como gestor e toda equipe, a gente fica muito satisfeito e isso nos dá gás para continuar, como um sinal de que estamos no caminho certo, com educação de qualidade. Não é porque a gente é uma escola pública, de bairro afastado que não tem qualidade, é muito pelo contrário, a gente vem mostrando que a gente tem muita qualidade na educação pública. Em pouco tempo nossa escola recebeu dois prêmios a nível nacional, todos eles relacionados à educação de qualidade,” destacou.
O projeto surgiu com base no pensamento sobre as maiores dificuldades encontradas pelos professores em sala de aula e alinhou algumas ações com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional e o raciocínio lógico dos alunos. Para isso, foi trazida para a sala de aula a linguagem de programação e a robótica educacional com o uso de chromebooks, tela interativa, kits de arduíno, plataforma Scratch, programação de códigos em blocos e computação desplugada. Assim, por meio da robótica, buscou-se desenvolver o lado intelectual e cognitivo das crianças, ou seja, a capacidade de pensar, raciocinar, resolver problemas e aprender sobre diferentes assuntos em atividades lúdicas feitas com materiais recicláveis.
O prêmio tem como objetivo reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras e é fruto da união do Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare e do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora do Sebrae. O prêmio recebeu quase 3 mil inscrições de todas as regiões do país e reuniu 70 finalistas. Brusque venceu na categoria Educação Infantil.