Na data em que completa 12 anos de fundação, o Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), que atende também os municípios de Guabiruba e Botuverá, empossou a nova diretoria para o biênio 2023-2025. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 28 de abril, no hall do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) e reuniu mantenedores, entidades fundadoras e parceiros do Observatório.
Evandro Carlos Gevaerd, diretor-executivo voluntário do OSB Brusque desde a sua fundação, agora assume o cargo de presidente, ocupando a cadeira deixada por Claudemir Marcolla, que continua fazendo parte da rede, mas agora em nível nacional, como vice-presidente para assuntos de Comunicação do Observatório Social do Brasil.
Para Gevaerd, assumir uma nova função traz ainda mais motivação para o trabalho desenvolvido. “É um momento especial pra mim porque eu fui convidado para assumir essa função pela minha história, então, esse reconhecimento aumenta minha responsabilidade e fará com que eu procure me empenhar ainda mais. O que me dá muita garantia é a qualidade da equipe que nós temos, além do apoio das entidades e imprensa”, afirma.
Marcolla, que foi presidente por duas gestões, enalteceu o trabalho da equipe e a escolha do novo presidente. “Tentei dar sequência ao trabalho, sempre buscando o aperfeiçoamento. Com a equipe que compõe o Observatório, fica menos difícil ser presidente, que é um cargo institucional, representativo e estratégico. Quem realmente faz acontecer é a equipe. Saio com o sentimento de dever cumprido, sabendo que o OSB continua em boas mãos. Foi uma transição muito tranquila, por mérito, e também uma maneira de homenagear o trabalho feito por Evandro Gevaerd, ou seja, não há ninguém melhor do que ele para assumir essa função”, afirma Marcolla.
A reitora do Centro Universitário de Brusque, Rosemari Glatz, ressaltou a contribuição do trabalho do OSB Brusque para o desenvolvimento de Brusque e região. “Nossa universidade tem uma parceria fortíssima, de longa data, onde nossos alunos estão diretamente ligados com o Observatório Social com projetos locais, regionais e inclusive de alcance nacional. É uma troca, as contribuições vêm das mais diversas áreas. Nesse sentido, nossos alunos têm essa experiência de voluntariado cidadão, só vem a engrandecer a formação do próprio aluno. Em contrapartida, a gente trabalha também por uma cidade melhor, mais justa, mais transparente e em benefício da sociedade”, comenta.
Para a nova gestão, Gevaerd aposta na ampliação das atividades junto ao monitoramento do gasto público das cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá. “Eu tenho também a convicção de que a própria população terá um maior engajamento, como consequência dos programas de educação fiscal e do que a gente produz de informação, que acaba sendo de interesse de todos. Estou bem otimista. Creio que iremos colher bons resultados nos próximos dois anos, como já colhemos ao longo de nossa história. A tendência é evoluir cada vez mais”, enfatiza o novo presidente.
Conheça o Conselho de Administração e Conselho Fiscal para o biênio 2023/2025
Evandro Carlos Gevaerd – Presidente representante da ACIBr
Pedro Affonso Hoffmann – Vice-Presidente para assuntos Administrativo-financeiros, representante do SINDICONT
Fernando Walendowsky – Vice-Presidente para assuntos Institucionais e de Aliança, representante do SINDILOJAS
Mauro Schoening – Vice-Presidente para assuntos de Controle Social, representante da AMPE
Luana Todeschini Ferreira – vice-presidente para assuntos de produtos e metodologia, representante da OAB/SC – Subseção Brusque
Edemar Fischer, conselheiro fiscal representando o SIMMEBr
Altamir Antonio Schaadt, suplente do conselho fiscal, representando a CDL
Gustavo Gonzaga Pereira, diretor executivo voluntário