Fundado em 4 de junho de 1996, o Lar Menino Deus iniciou com uma família de Brusque que decidiu doar a casa, onde hoje fica a sede da instituição, para acolher pessoas com deficiência intelectual.
Nos primeiros anos a entidade era mantida pelos próprios fundadores, que acolheram inicialmente 8 moradores. Desde então o Lar passou por muitas transformações, ampliou seus serviços e atende pessoas que apresentam deficiência intelectual e múltipla, alguns como patologia base, outros com comorbidades, associadas à esquizofrenia, deficiência auditiva, autismo ou paralisia.
A instituição tem como missão acolher essas pessoas que possuem alto grau de comprometimento e dependência e não possuem retaguarda familiar, visando promover continuamente a qualidade de vida das mesmas.
Helena Dias é Assistente Social e Diretora fundadora do Lar. Na entrevista concedida ao Jornalismo Diplomata, ela fala sobre o trabalho desenvolvido em 2022, dificuldades que foram enfrentadas e resultados alcançados. Fala, também, sobre planos para este ano visando melhorar cada vez mais o atendimento aos acolhidos.
Acompanhe entrevista realizada por Sergio Ferreira!