O Brusque chegou na sexta-feira com apenas um objetivo: secar a Chapecoense. Com o empate entre o Quadricolor e o Novorizontino na terça-feira, o único resultado possível para o Bruscão se manter vivo por mais uma rodada era a vitória do Tombense, o que não aconteceu. Assim, o clube catarinense está rebaixado para a Série C.
Na sequência da 36ª rodada da Série B do Brasileiro, a Chapecoense venceu o Tombense na Arena Condá. O resultado deixou o Verdão do Oeste na 15ª posição na tabela com 42 pontos. Dessa forma, o Novorizontino caiu para o 16° lugar com 41 pontos.
O Brusque é o 19° colocado com 33 pontos e, restando dois jogos para o fim da temporada, não consegue mais alcançar o Tigre – primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Ou seja, está rebaixado para a Série C.
O Náutico, lanterna da Segundona com 30 pontos, também teve a queda decretada com o resultado do jogo.
É a primeira vez que o Bruscão é rebaixado em uma divisão nacional. Em 2019, o Quadricolor conseguiu o acesso à Série C após ser campeão da Série D e, no ano seguinte, subiu para a segunda divisão.
Em 2021, o Brusque ficou em 13° lugar da Série B. O atacante Edu, hoje no Cruzeiro, foi o artilheiro da competição com 17 gols.
(Com informações do Globo Esporte)