30.1 C
Brusque
sábado, dezembro 21, 2024
InícioNotíciasSaúdeDia do Médico: ABM destaca trabalho realizado para divulgar entidade e colaborar...

Dia do Médico: ABM destaca trabalho realizado para divulgar entidade e colaborar com a população

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

NO DIA DO MÉDICO, ABM DESTACA TRABALHO REALIZADO PARA DIVULGAR ENTIDADE E COLABORAR COM A POPULAÇÃO

Brusque, 18.10.2022 – Hoje, dia 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico e a Associação Brusquense de Medicina – ABM, reforça seus princípios de fomentar a união entre os associados, além de demonstrar com suas ações, a responsabilidade junto à comunidade. Sendo assim, ao longo dos últimos 50 anos, a entidade se modernizou e firmou parcerias. Atualmente, a ABM conta com uma sede própria no Centro Empresarial de Brusque – CESCB, onde também estão localizadas as principais entidades representativas da cidade e a região. A ABM tem ainda representantes em diversos conselhos, em especial no Conselho Municipal de Saúde, colaborando para o aprimoramento da saúde pública e privada, e realiza diversos eventos de forma colaborativa, como o Congresso Brusquense de Medicina, atividades científicas e sociais diversas.

O médico Jonas Sebastiany, há 25 anos participa ativamente da entidade, tendo sido presidente por duas gestões, de 2005 a 2008 e de 2011 a 2014. Ele destaca o exemplo que teve com “grandes mestres”, como o doutor Emílio Niebuhr, que considera uma referência de associativismo em Santa Catarina, bem como os colegas e amigos que conquistou nesses tantos anos de convívio.

“Sempre destacamos que a ABM é uma entidade que honra os médicos e representa os anseios da categoria. Somos uma associação que se notabiliza por ter alternância de nomes nas diretorias, evitando que uma pessoa se mantenha no comando por um tempo muito prolongado, o que nunca é saudável para nenhuma entidade”, frisou o ex-presidente. “Eu recomendo a todos que, de alguma maneira, queiram evoluir como pessoas e como gestores, que venham participar voluntariamente de diretorias de entidades como a ABM, pois essa experiência proporciona grande crescimento”, completou.

PARCERIAS

A ABM tem uma longa parceria com o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina – SIMESC Regional Brusque, sendo que ambas compartilham a mesma sede e suas reuniões são realizadas de maneira conjunta. A ABM é uma Regional da Associação Catarinense de Medicina – ACM, sendo destaque como exemplo de gestão, com gerenciamento austero e consciente dos recursos que são arrecadados dos médicos locais.

Além disso, a ABM conta com vários associados no corpo docente da UNIFEBE, sendo que a residência médica e até o próprio curso de medicina, de certa forma, nasceram durante as reuniões da Associação, segundo o doutor Jonas Sebastiany.  O médico do trabalho também destaca a importância da Associação durante a pandemia.

“Vários membros da ABM foram chamados para se pronunciar em questões relacionadas a saúde durante a pandemia e diversos associados cumpriram seu papel de disseminadores das informações corretas, da ciência e da ética”, declarou.

DESAFIOS

O radiologista Gustavo Gumz Correia, atual presidente da Associação Brusquense de Medicina, enfrentou um dos períodos mais difíceis da ABM na sua gestão. De acordo com ele, a atuação dos médicos, juntamente com os demais profissionais da área da saúde, foi fundamental. Não havia notícia de uma doença infecciosa com extensão global por tanto tempo na história recente, portanto todos tiveram que se adaptar a uma nova realidade e com o surgimento de novos protocolos e informações com muita frequência.

“O fardo foi grande para os profissionais da linha de frente, nos períodos mais críticos da pandemia, com muitos trabalhando à exaustão e se expondo ao vírus, o que vitimou alguns colegas queridos em nossa cidade. Felizmente, hoje estamos em uma nova etapa e mais preparados para o cuidado da população”, lembrou o radiologista.

Segundo o presidente da ABM, o maior aprendizado é que, no contexto de uma doença altamente infecciosa e possivelmente letal, coube a todos fazermos a nossa parte, incluindo os profissionais e a população em geral, com medidas de segurança para reduzir a transmissibilidade, tentando ao máximo mitigar os efeitos negativos que esse tipo de situação gera na economia e na educação.

“É preciso se reinventar e aprender diariamente, confiando na ciência e nos protocolos mais atualizados das entidades médicas. Ninguém tem respostas para tudo o tempo todo, mas a ciência existe justamente para constantemente se testar e buscar luz para a resolução de problemas”, conclui o presidente da ABM.

Publicidade
WhatsApp chat