O ex-goleiro brusquense Valdir Appel foi personagem central de uma reportagem especial veiculada neste neste domingo, 17, no programa Esporte Espetacular da TV Globo. O gol contra de Appel no jogo entre Bangu e Vasco em 1969, no Maracanã, completou 50 anos.
Detalhe: O gol aconteceu depois de uma defesa incrível do arqueiro vascaíno na época. Com o campo molhado, Valdir defendeu firme o chute de Dé Aranha, antes do fatídico deslize.
No perfil do Facebook, Valdir contou em detalhes como foi o dia
16 de março de 1969
O título da matéria foi “O Gol contra mais bizarro da história do Maracanã faz 50 anos”.
Muitos brusquenses assistiram e comentaram nas redes sociais do ex-goleiro.
Em 1969, Bangu e Vasco empataram por 1 a 1. Mas o resultado foi o de menos no jogo que ficou marcado por Valdir, goleiro do Vasco, ter jogado a bola para dentro do próprio gol.
De acordo com a reportagem, foi há exatos 50 anos, em mais um célebre jogo com Maracanã lotado.
O lance foi narrado pelos personagens do lance e do jogo, como: Acelino era o ponta-esquerda vascaíno na partida, que teve Arnaldo Cesar Coelho na arbitragem. E Dé Aranha foi quem chutou a gol antes do feito tão comentado. O gol ficou guardado na memória deles, porém, não há nenhuma imagem em vídeo.
Cinquenta anos depois, eles voltaram ao gramado do Maracanã.
Valdir é dono de muitas crônicas esportivas do futebol catarinense e brasileiro na chamada época de ouro. Valdir lançou os livros “Na Boca do Gol”, “Onde ele pisa nascem histórias” e “O Goleiro Acorrentado” para contar suas memórias.