A Renaux View, outrora conhecida como Indústrias Têxteis Renaux S.A. (Iresa), completou um século de história. Fundada em 1925, a empresa desempenhou um papel crucial na consolidação de Brusque como o “berço da fiação catarinense”. Para celebrar este marco centenário, um evento especial foi realizado neste domingo, 27 de abril no pátio da RenauxView, reunindo diversas personalidades da região e do setor.

O CEO da empresa, Armando Hess de Souza, enfatizou a resiliência da RenauxView em se manter ativa no mercado ao longo de tantas décadas, superando as inúmeras transformações na economia brasileira desde os anos 1920. Armando também expressou seu carinho e admiração pelos colaboradores, a quem considera “os melhores da cadeia têxtil do Brasil”.
“O maior desafio foi sempre estar pronto e preparado para os momentos, muitas vezes adversos, que o Brasil passou em 100 anos, desde trocas de moeda, planos econômicos e regimes políticos. Passamos por tudo isso e a RenauxView se mantém firme”, declarou o CEO.
Durante os discursos, o nome do ilustre brusquense Walter Orthmann, falecido no ano anterior aos 102 anos, também foi lembrado. Ex-funcionário da RenauxView, seu Walter entrou para o Guinness World Records por seu feito de 86 anos dedicados à mesma empresa.
Antes do evento o Jornalismo Diplomata conversou em entrevista com o empresário, que falou sobre os 100 anos da empresa, dos desafios do momento atual vivido pelo mundo em meio a guerra tarifaria, e das perspectivas para o futuro. A entrevistara completa você acompanha neste sábado, 03 de maio, no momento empresarial.

Seguindo o exemplo de Walter Orthmann, está seu Célio Boos, o funcionário mais antigo da RenauxView depois dele. Atualmente aposentado, Boos dedicou 53 anos de sua vida profissional à empresa, atuando como gerente-geral da produção de tecelagem. Hoje, aos 85 anos, se emocionou ao presenciar este momento histórico.
O empresário Luciano Hang, também prestigiou o evento. Em seu discurso, Hang abordou a trajetória da RenauxView no município e discorreu sobre o cenário da economia nacional e internacional, defendendo a importância da compra de produtos nacionais para impulsionar a geração de empregos no país.
Walter Bueckmann, neto do cônsul Carlos Renaux, figura central na história de Brusque e um dos principais pioneiros do município como polo têxtil, ressaltou a importância do setor para a economia local em seus primórdios. Ele parabenizou a RenauxView pela notável resiliência que a permitiu manter-se ativa por um século.
“Me identifico com a empresa por fazer parte da família Renaux. Todos que continuaram neste momento tão difícil para a indústria têxtil merecem os parabéns. A história da empresa se confunde com a história de Brusque. A força do município vem das empresas têxteis”, afirmou Bueckmann.

O empresário Ullrich Kuhn, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para Assuntos Regionais do Vale do Itajaí, tembem prestigiou o evento segundo ele a empresa é um feito notável para todo o Brasil.

O diretor-superintendente e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, ressaltou a importância de reconhecer o legado daqueles que iniciaram a trajetória centenária da empresa.
“Este momento reflete uma história de paixão, dedicação, competência e capacidade de se transformar a cada momento. Precisamos celebrar aqueles que iniciaram e começaram a transformar uma cidade e uma região. Além disso, temos que felicitar quem trouxe este legado até hoje”.