17.5 C
Brusque
sexta-feira, abril 25, 2025
InícioNotíciasPolíticaFernando Collor de Mello, ex-presidente do Brasil, é preso em Maceió

Fernando Collor de Mello, ex-presidente do Brasil, é preso em Maceió

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira, 25, em Maceió, Alagoas. Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro nas investigações da Operação Lava Jato.

O ex-presidente foi preso para cumprir pena, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele foi condenado, em 2023, a oito anos e dez meses de prisão e 90 dias-multa por corrupção e lavagem de dinheiro em um esquema na BR Distribuidora. Collor aguardava o julgamento de seus recursos em liberdade.

A defesa de Collor confirmou a prisão às 4h da manhã, quando ele iria para Brasília para o cumprimento espontâneo da decisão de Moraes. Collor está sob custódia na Superintendência da Polícia Federal em Maceió.

Ação é desdobramento da Lava Jato. Collor foi denunciado pela PGR em 2015 sob a acusação de receber R$ 20 milhões em propinas entre 2010 e 2014 para viabilizar, por meio de indicações políticas, um contrato de troca de bandeira de postos de combustível celebrado pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Decisão de mandar prender o ex-presidente foi tomada ontem por Moraes e será levada ao plenário da Corte hoje.

STF já havia rejeitado recursos de Collor em que ele afirmava que a pena não correspondia ao voto médio do plenário. A alegação dele é de que deveria prevalecer os votos de André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Nunes Marques, que votaram por reduzir a pena do ex-presidente para quatro anos.

Moraes também rejeitou recurso de Pedro Paulo Berghamasci Ramos. Ele é apontado como operador do político no esquema e foi condenado em 2023 a uma pena total de quatro anos e um mês de prisão, além de 30 dias-multa.

Publicidade
WhatsApp chat