O encontro reuniu aproximadamente 30 participantes de entidades sociais, culturais e assistenciais da região
Na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) promoveu a reunião de criação do Núcleo do Terceiro Setor da entidade. O evento reuniu aproximadamente 30 participantes e marcou o início de uma nova etapa para o fortalecimento das entidades sociais, culturais e assistenciais da região.
A iniciativa visa unir e dar voz às associações que, muitas vezes, atuam isoladamente. Para o presidente da ACIBr, Marlon Sassi, esse movimento representa mais do que organização: é um ato de reconhecimento ao amor que move essas instituições. “O voluntariado é algo espetacular. O poder público não consegue fazer tudo. Então eu sempre gosto de dizer que essas entidades têm amor pelo que fazem”.
Ele ressaltou ainda que, com a união e o apoio do sistema associativista, incluindo a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), será possível potencializar o trabalho dessas entidades. “Faremos com que elas possam agir de forma mais assertiva, com mais tranquilidade. Não é justo que alguém, por amor a uma causa, acabe colocando seus próprios valores para resolver um problema que o Estado deveria fazer”, completou.
A coordenadora de Núcleos da ACIBr, Daiane Rossano, enfatizou a importância do encontro e a representatividade das entidades presentes. “Foi muito produtivo e prazeroso ouvir essas quase 30 entidades. Brusque tem mais de 300 associações e mais de 20 mil pessoas envolvidas em algum tipo de trabalho voluntário. Nosso objetivo é trazer essas pessoas para a mesa, criar um ambiente propício para troca de experiências e resolução de desafios comuns”.
Experiência compartilhada
O coordenador do Núcleo do Terceiro Setor de Blumenau, Loriberto Starosky Filho, participou do encontro e compartilhou as experiências do núcleo da cidade vizinha, criado em 2023. “No começo, foram muitas ideias. Depois, fomos depurando para chegar ao modelo atual. Cada núcleo precisa adaptar-se à sua realidade, mas o lema que adotamos é: juntos somos mais fortes. Desejo sucesso ao núcleo de Brusque”, afirmou.
Scheila Mazurek, consultora regional da FACISC, destacou a relevância da união das entidades e a possibilidade de uma atuação mais estratégica e organizada. “Hoje eles têm as mesmas dificuldades e buscam pelos mesmos recursos. Agora, é possível trabalhar um calendário unificado, captar recursos com mais eficiência e prestar contas de forma adequada. Brusque terá o quarto núcleo dedicado ao terceiro setor dentro do sistema FACISC, ao lado de Blumenau, Criciúma e Indaial”.
A partir do próximo encontro, o grupo inicia o planejamento voltado para ações de interesse das entidades participantes, além de definir a coordenação e formalizar a criação do novo núcleo dentro da ACIBr.
