Aproximadamente cinco mil eleitores dos municípios de Guabiruba, Brusque e Botuverá correm o risco de ter seus títulos eleitorais cancelados pela Justiça Eleitoral. O alerta se deve à ausência não justificada nos últimos três pleitos, o que configura uma irregularidade no cadastro eleitoral.
O prazo para que os eleitores em situação irregular regularizem sua situação se encerra no dia 19 de maio. Após essa data, os títulos que não forem regularizados poderão ser automaticamente cancelados, o que impedirá o eleitor de exercer seu direito ao voto nas próximas eleições. Além disso, o cancelamento do título pode acarretar outras consequências, como restrições para a emissão de documentos, a participação em concursos públicos e a obtenção de empréstimos em instituições financeiras oficiais.
Para que os eleitores dos três municípios possam verificar sua situação eleitoral e, caso necessário, realizar a regularização, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza a plataforma online. Autoatendimento Eleitoral. Através dessa ferramenta, é possível consultar a situação do título e dar andamento aos procedimentos de regularização de forma remota e facilitada acessível no link:
? https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor
A recomendação da Justiça Eleitoral é que os eleitores não deixem para a última hora e busquem regularizar sua situação o quanto antes, evitando assim transtornos e a perda de seus direitos civis.
