24.9 C
Brusque
sexta-feira, abril 18, 2025
InícioNotíciasTrânsitoNova lei cria regras de trânsito para ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes

Nova lei cria regras de trânsito para ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

Medidas visam trazer mais segurança para condutores e pedestres

Com o crescimento da mobilidade urbana e o avanço dos meios de transporte alternativos, Brusque se atualiza. A cidade, atenta às transformações e demandas dos novos tempos, instituiu por meio de uma Lei Municipal a regulamentação da circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e dispositivos autopropelidos, como os populares patinetes elétricos.

A medida, que está alinhada à Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e às atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visa promover a segurança, facilitar a fiscalização e garantir a convivência harmoniosa entre diferentes modais no espaço urbano.

As novas diretrizes passam a valer em 30 dias e impactam diretamente os condutores de veículos de micromobilidade, como bicicletas elétricas, patinetes e similares. As mudanças exigem atenção redobrada às normas de trânsito e têm como principal objetivo organizar o fluxo viário e aumentar a segurança de todos os envolvidos: motoristas, pedestres e usuários de veículos leves e elétricos.

Esta regulamentação é parte fundamental para a promoção da segurança por todo o município. “Brusque vive uma transformação no seu modelo de transporte e precisamos estar alinhados com as práticas modernas de mobilidade urbana”, disse o secretário de Trânsito, Emerson Luiz Andrade.

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) irá intensificar ações educativas e de fiscalização, com o objetivo de orientar a população sobre a correta utilização desses modais. Também está prevista uma campanha informativa nas redes sociais ao longo das próximas semanas.

A ciclista Mônica Batistas Canuto dos Santos Matos, 41 anos, elogiou a regulamentação. “Antes, ninguém sabia ao certo onde a bicicleta elétrica podia circular. Agora, com as regras definidas, sinto mais segurança para pedalar nas vias da cidade”, comentou.

Já Daiane Solidade Nascimento, 34 anos, que utiliza ciclomotor, comemorou o prazo para a regularização. “Vou aproveitar para emplacar minha cinquentinha e tirar a habilitação com calma e sem correria”, disse.

As mudanças representam um avanço para Brusque, que busca se consolidar como uma cidade moderna, sustentável e preocupada com a segurança de seus cidadãos. A regulamentação valoriza o espaço urbano, promove a integração entre diferentes formas de transporte e estimula a mobilidade ativa e limpa, como caminhar e pedalar.

Com organização, responsabilidade e educação, Brusque segue trilhando o caminho de um trânsito mais eficiente, seguro e humano.

Publicidade
WhatsApp chat