24 C
Brusque
terça-feira, abril 15, 2025
InícioNotíciasEducaçãoOSB Brusque inicia os programas educacionais de 2025

OSB Brusque inicia os programas educacionais de 2025

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

Iniciativas educacionais do OSB Brusque mantêm o compromisso com a formação cidadã de crianças e adolescentes. Em 2024, mais de 11 mil alunos foram impactados

O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) deu início ao ciclo 2025 de seus programas educacionais nas redes de ensino de Brusque, Guabiruba e Botuverá. As diferentes ações são voltadas à educação fiscal e cidadania, desenvolvidas com alunos de diferentes níveis escolares, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com o objetivo de contribuir para a formação cidadã de crianças e jovens de escolas públicas – municipais e estaduais – e privadas de diferentes bairros e localidades.

Em 2024, os programas educacionais do OSB Brusque impactaram presencialmente mais de 11 mil alunos, por meio de iniciativas como o “Observador Social Mirim”, “Era uma vez, uma semente do bem”, “OAB vai à escola com o Observatório SOcial – Um bate-papo cidadão” e “Pequeno Cidadão” e, virtualmente, cerca de 6.400 alunos por mês foram impactados com as contações de histórias do programa “Era uma vez, uma semente do bem”. As ações foram desenvolvidas de forma presencial e virtual, alcançando não apenas escolas da região, mas também instituições de ensino de outros municípios catarinenses.

Segundo a consultora pedagógica Priscila dos Santos Petermann, a expectativa para este ano é de ampliar o número de alunos impactados e lançar um novo programa para um nível escolar ainda não beneficiado.

“Tivemos resultados muito significativos no último ano e isso nos motiva cada dia mais. Os programas do OSB não apenas complementam a grade curricular, como ajudam a formar cidadãos mais conscientes e participativos. Com isso, nosso objetivo é se fazer presente em diferentes momentos da caminhada desse aluno na escola, reforçando os conteúdos de Educação Fiscal e Cidadania em diferentes fases”, destaca.

Cronograma

O Programa Pequeno Cidadão iniciou em 05 de março e é voltado para alunos do Pré II da Educação Infantil. A proposta é introduzir, de forma lúdica, conceitos como a importância dos tributos e o respeito ao patrimônio público.

Já o Programa OAB vai à Escola – Um bate-papo cidadão começou no dia 2 de abril, em parceria com a OAB Subseção Brusque, levando reflexões sobre cidadania, justiça e participação social aos alunos do 1º ano do Ensino Médio.

O programa Era uma vez, uma semente do bem, no formato presencial, iniciou nesta quarta-feira, 09 de abril, levando contações de histórias com mensagens de cidadania e valores éticos aos alunos de 1° ao 5° ano dos Anos Iniciais e Pré I e Pré II da Educação Infantil. No formato virtual, o programa iniciou em 04 de abril e beneficia os alunos do 1° ao 5° ano.

O Programa Observador Social Mirim, voltado aos alunos do 4º ano, começou no dia  03 de abril, com o objetivo esclarecer sobre a importância social dos tributos, o acompanhamento do uso dos recursos públicos e o papel do Estado, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais consciente, crítica e participativa.

Todos os programas educacionais do OSB Brusque têm previsão de encerrarem as suas atividades um pouco antes do final do ano letivo, por volta da última semana de novembro. O presidente do OSB Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, reforça a importância destas ações nas escolas:

“Investir na formação cidadã desde cedo é uma das formas mais poderosas de transformar uma cultura. Por isso, seguimos firmes no propósito de levar informação, com qualidade, seriedade e responsabilidade para dentro das salas de aula”, destaca.

Saiba mais

Os Observatórios Sociais são instituições não governamentais, sem fins econômicos ou lucrativos, sem vínculo político e destinados a promover a Cidadania, a Educação Fiscal e a incentivar a eficiência na Gestão Pública.

Em Brusque, o OSB foi fundado em 28 de abril de 2011. É constituído por voluntários, consultores e estagiários que monitoram o destino do dinheiro público por meio do acompanhamento de contratos e licitações, monitoramento de obras públicas e ações de Educação Fiscal e Cidadania.

Empresas ou pessoas que tenham interesse em contribuir financeiramente como mantenedores podem entrar em contato com a equipe do Observatório Social de Brusque pelo (47) 99126-7087.

Quem tiver interesse em ser voluntário também pode entrar em contato pelo mesmo número de whatsapp, desde que não seja filiado a nenhum partido político.

Publicidade
WhatsApp chat