24 C
Brusque
terça-feira, abril 15, 2025
InícioNotíciasSegurança PúblicaPolícia Civil destaca condenação de integrantes de associação criminosa especializada em estelionatos

Polícia Civil destaca condenação de integrantes de associação criminosa especializada em estelionatos

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

Uma operação policial realizada em outubro de 2022 pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque, resultou na condenação de integrantes de uma associação criminosa especializada em estelionatos. A sentença foi proferida no dia 24 de março deste ano, pela Vara Criminal da Comarca de Brusque.

A investigação teve início após a tentativa de obtenção fraudulenta de crédito utilizando dados de uma vítima. Posteriormente, verificou-se que o grupo já havia emitido cheques sem fundos e estava envolvido em diversos golpes em diferentes municípios do estado. A partir disso, a autoridade policial representou pela quebra de sigilo bancário e fiscal dos investigados, com parecer favorável do Ministério Público e deferimento judicial.

Durante a operação, foram identificados sinais de enriquecimento ilícito e ostentação de bens de alto valor, como carros de luxo, imóveis e até a manutenção de uma equipe de corrida automotiva. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades do Vale do Itajaí, resultando na apreensão de veículos, dinheiro em espécie, joias, armas, eletrônicos e documentos.

Durante a análise de dispositivos apreendidos, foram localizados diálogos entre os investigados relacionados às práticas criminosas. Na sentença, o magistrado ressaltou “aliás, os dados extraídos do aparelho celular de (investigada) e as declarações prestadas pelos policiais civis indicam que as vítimas, geralmente pessoas em momentos de fragilidade emocional, profissional ou financeira, eram atraídas por meio de anúncios pagos no Instagram. Em seguida, eram então direcionadas para o WhatsApp, onde recebiam respostas automáticas, cobrando um valor inicial pela consulta espiritual”.

E acrescentou, “na verdade, não havia qualquer orientação ou trabalho espiritual, ocorrendo apenas a cobrança de valores”.

Com base nas provas reunidas, os réus foram condenados por crimes como estelionato e associação criminosa. A pena aplicada inclui reclusão em regime inicial semiaberto, além do pagamento de multa. A decisão reconheceu o papel dos acusados na estruturação e execução dos crimes de maneira reiterada e organizada.

Na sentença ainda foi decretado o perdimento dos bens apreendidos em favor da Polícia Civil de Santa Catarina, assim como os valores arrecadados com a eventual alienação de veículos, imóveis e demais bens.

Destaca-se que houve a apreensão de diversos bens nesta operação: três veículos, motoáquatica, quadriciclo, sequestro de um imóvel, além da apreensão de joias e bolsas de luxo, o que será revertido em favor da Polícia Civil, caso se confirme a sentença nas demais instâncias (segue a ação em grau de recurso).

Publicidade
WhatsApp chat