24.9 C
Brusque
quarta-feira, abril 2, 2025
InícioNotíciasTrânsitoEstudo da Secretaria de Trânsito aponta que conversão à esquerda na Barão...

Estudo da Secretaria de Trânsito aponta que conversão à esquerda na Barão do Rio Branco para acesso à Ponte Andrea Volkmann é inviável

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade realizou estudos para analisar um pedido de mudança da circulação viária no perímetro da Rua Barão do Rio Branco com a rua Afonso Pensa e acesso à Ponte Arquiteta Andrea Patrícia Volkmann – Centro I.

Secretaria de trânsito analisou pedido para conversão à esquerda na rua Barão do Rio Branco. Imagem/arquivo.
Secretaria de Trânsito analisou pedido para conversão à esquerda na rua Barão do Rio Branco. Imagem/arquivo.

A solicitação foi para realizar estudos técnicos sugerindo acesso direto à ponte pela rua Barão do Rio Branco em conversão à esquerda. O campo de pesquisa levou em consideração que cruzamento é uma via de ligação entre Santa Rita, São Luiz com o Centro da cidade, considerando um grande volume de estacionamento e comércio às margens da via coletora da malha viária.

Já a Rua Afonso Pena ganhou característica de via arterial, passando de origem via local para ligar o fluxo de veículos a “Ponte Amarela” e ainda com ligações as ruas Riachuelo e Prudente de Morais, com predominâncias residenciais. Como ponto analisando, os técnicos também consideraram a existências de duas unidades de educação infantil dentro do perímetro, com estacionamento liberado e acesso único à Rua Marechal Hermes.

Secretaria de Trânsito analisou pedido para conversão à esquerda na rua Barão do Rio Branco. Imagem/arquivo.
Secretaria de Trânsito analisou pedido para conversão à esquerda na rua Barão do Rio Branco. Imagem/arquivo.

No quadro final do estudo, o corpo técnico concluiu que a troca de circulação tem mais pontos negativos do que positivos. Conforme o laudo apresentado, somente conversão à esquerda e acesso direto à ponte seria o ponto positivo da proposta; enquanto que oito pontos foram considerados negativos para referente solicitação, sendo elas:

1 – Criação de mais um tempo no semáforo para pedestres (atualmente é travessia paralela)

2 – Diminuição em 50% na caixa de circulação da Afonso Pena

3 – Criação de uma conversão de conflito a esquerda da Rua Afonso Pena em direção as creches

4 – Aumento de 5 movimentos para 6 movimentos no Cruzamento das Ruas Afonso Pena x Rua Riachuelo

5 – Moradores da Rua Henrique Bosco terão dificuldades para acessar a Rua João Bauer, bem como a região central

6 – Moradores da Rua Riachuelo (Condomínios) terão dificuldades para acessar a Rua Joao Bauer, região central e perderão a direita e esquerda livre para a Ponte

7 – Possibilidade (Contagem) de um novo equipamento semafórico na Rua Afosono Pena x Rua Riachuelo

8 – Proibição da Conversão a esquerda na rua Afonso Pena para veículos de grande porte (Raio de curvatura não comporta).

Ao final do estudo a Secretaria de Trânsito conclui que:

“A alteração da proposta (acima descrita) não é viável sob aspectos relativos a segurança local, a circulação de veículos, pessoas, bem como a fluidez, a qual será comprometida”, finaliza.

Publicidade
WhatsApp chat