Evento reuniu autoridades e empresários com o intuito de fomentar o ecossistema de inovação em Santa Catarina
O Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE sediou nesta quinta-feira (27), a conferência regional do Programa SC Mais Inovação, promovida pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.
O evento, que visa fortalecer o ecossistema de inovação no estado, contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett, do diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, João Paulo Kleinübing, representantes do poder público de Brusque e região, entidades, empresas, professores e pesquisadores.

Realizada nas instituições de ensino superior da Acafe, a conferência busca estreitar laços e conectar universidade, empresas, estudantes e membros da sociedade civil, com foco em iniciativas inovadoras em prol do desenvolvimento regional. “Somos um estado extremamente inovador e a região de Brusque é altamente desenvolvida, com um excelente PIB e isso está diretamente relacionado ao empreendedorismo e à inovação. Hoje, a UNIFEBE tem sob a sua guarda o Centro de Inovação de Brusque e, como universidade, vivemos inovação em todos os níveis, seja no colégio, na graduação, na pós-graduação e na prestação de serviços. Nesse sentido, cabe à UNIFEBE esse grande papel de geração de conhecimento”, destacou a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Com a proposta de fortalecer a rede catarinense dos Centros de Inovação e dos ambientes de inovação do estado, o SC Mais Inovação busca trabalhar as conexões institucionais, a atração de investimentos em inovação, a cultura empreendedora, a capacitação e formação de capital humano e o uso da plataforma do ecossistema estadual de inovação. “O SC Mais Inovação surge para conectar a matriz econômica existente com o ecossistema de inovação, conectar empreendedores com as diferentes fontes de financiamento, conectar setor produtivo, academia, sociedade civil organizada e o governo para que, a partir dessas conexões, gere ainda mais desenvolvimento, mais riqueza, mais oportunidade, garantindo que Santa Catarina tenha, nos próximos 20, 30 anos, um futuro tão próspero quanto foram os últimos 20, 30 anos”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett.
Na ocasião, o diretor-presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, falou sobre o papel da entidade no fomento à inovação. “O BRDE tem um compromisso com a inovação, a gente participa do evento, inclusive ajudando a mobilizar todos os agentes regionais que justamente fazem a ligação das empresas, das startups, das empresas de inovação com os agentes financiadores, com os órgãos de pesquisa, com as universidades.”
No evento, o Governo do Estado enfatizou o compromisso de possibilitar que todos conheçam as oportunidades de fomento e inovação disponíveis. As conferências do SC Mais Inovação percorrerão 21 microrregiões do estado e o evento realizado em Brusque marca o fim da agenda de março.
