A próxima edição da festa está prevista para acontecer entre 8 e 26 de outubro
A organização da Oktoberfest, de Blumenau, anunciou que irá adotar medidas para restringir alguns gêneros musicais nas áreas externas de circulação do público. Estilos como samba, pagode, forró, sertanejo e funk não serão permitidos na programação oficial. As áreas internas já tinham essa proibição nos anos anteriores.
Segundo a organização, a medida quer “valorizar a identidade musical da Oktoberfest Blumenau, reforçando o compromisso com a tradição e a autenticidade da festa”.

Guilherme Guenther, diretor-geral do Parque Vila Germânica, disse que “a Oktoberfest Blumenau é muito mais do que uma festa, é uma imersão na cultura germânica. Para garantir que essa tradição seja vivida em todos os detalhes, a trilha sonora do evento na área externa será ainda mais alinhada com a essência da maior festa alemã das américas”.
Quem descumprir a regra poderá ter o sistema de som retirado ou até a energia elétrica cortada. A fiscalização será feita pela Proeb em conjunto com a Comissão de Segurança da Oktoberfest Blumenau e a Polícia Militar.
Essas restrições se aplicam apenas aos espaços oficiais da Oktoberfest. Áreas independentes, como o Camarote Spaten, mantêm programações próprias e não precisam cumprir as orientações.
Em 2024, a Oktoberfest Blumenau recebeu quase 580 mil pessoas ao longo dos 19 dias de evento. A próxima edição está prevista para acontecer entre 8 e 26 de outubro.
