Falaram em entrevista no Programa da Hora desta quinta-feira, 27, o pesquisador Renato Riffel e a diretora do Museu Casa de Brusque, Luciana Pasa Tomasi.

Programa da Hora – Primeiro Bloco
Programa da Hora – Segundo Bloco
Saiba mais
A cidade de Brusque será palco de uma imersão na história e na memória da alfaiataria local com a estreia do documentário ‘Costurando Memórias: Uma História dos Alfaiates Brusquenses’. Após a exibição, será aberta no mesmo local uma exposição dedicada à história da alfaiataria na cidade. O evento é gratuito e aberto ao público.
O documentário busca contar uma das muitas histórias possíveis sobre a alfaiataria em Brusque, reunindo documentos, anúncios de jornais, fotografias e entrevistas com filhos de alfaiates. Entre os depoimentos, destaca-se também a entrevista com um dos mais antigos alfaiates ainda em atividade, oferecendo um testemunho direto sobre a transformação da profissão. A narrativa tem um tom poético e sensível, resgatando memórias e evidenciando como essa profissão, que foi essencial para a cidade, foi desaparecendo ao longo do tempo.
A exposição complementar ampliará esse olhar sobre a alfaiataria brusquense, apresentando objetos, registros históricos e outros elementos que ajudam a contar essa história.
O projeto tem produção da Fábrica da Memória e foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque. A iniciativa foi contemplada no EDITAL 003/2023 FCB – LEI PAULO GUSTAVO AUDIOVISUAIS.
A exposição conta com recursos do projeto cultural “Preservação e Difusão do Acervo do Museu Casa de Brusque (1046/2024)”, viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, com patrocínio das empresas CELESC, HAVAN e ZEN S/A.