29.7 C
Brusque
quarta-feira, fevereiro 26, 2025
InícioNotíciasGeralNovos médicos iniciam programa de residência médica no Hospital Azambuja

Novos médicos iniciam programa de residência médica no Hospital Azambuja

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img

Especialização em Clínica e Residência Médica é ofertada pela UNIFEBE

O Programa de Residência Médica ofertado pela UNIFEBE recepcionou nesta segunda-feira (24), três novos médicos que iniciam este ano, no Hospital Azambuja, a Especialização em Clínica e Residência Médica. No evento, realizado nas dependências da unidade hospitalar, os residentes receberam as boas-vindas da gestão superior da UNIFEBE, professores preceptores, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Brusque, do Hospital Azambuja e dos colegas residentes.

A partir do dia 1.º de março, três novos médicos iniciam a especialização e, pelos próximos dois anos, atenderão em diferentes áreas do Hospital Azambuja, por meio do estágio em subespecialidades, como cardiologia, pneumologia, nefrologia, infectologia, hepatites virais, gastroenterologia, pronto atendimento, UTI, além de outros serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde, como atendimentos na Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Novos residentes

Esta é a 8.ª turma de residentes que ingressam no Programa. O egresso da primeira turma do curso de Medicina da instituição, Gabriel Isaac de Oliveira, é um dos três médicos aprovados para cursar a especialidade na UNIFEBE. “Por já conhecer a qualidade de ensino da instituição e a equipe que me acompanhará nesta jornada fiz a prova para cursar minha residência em Brusque. Espero aprender ainda mais e contribuir com os atendimentos ofertados à população”.

Além de receber os novos médicos, o evento de integração marcou a conclusão de mais uma turma de residentes. “Esse evento celebra essa transição entre os três períodos: o de entrada, da descoberta; o de continuidade do primeiro para o segundo ano da residência; e também o da celebração da conclusão da Residência Médica. Então é um momento que a gente confraterniza e reforça a importância do Programa, salientando o quanto ele beneficia a população e enfatizando o quanto essa cultura da educação médica fortalecida no nosso município melhora o atendimento, principalmente do SUS”, destaca o supervisor do Programa, professor Antônio de Pádua Santos Lanna.

O médico, Rafael Cardoso da Silva Barbosa, veio de Rondônia para cursar sua residência na UNIFEBE. Em sua fala, Rafael agradeceu aos colegas e professores pelos aprendizados e enfatizou sua evolução profissional e técnica. “Foram dois anos desafiadores, mas de muito crescimento pessoal e profissional. Agradeço a todos que contribuíram para este processo e nos tornaram médicos mais bem preparados e melhores”.

O vice-reitor da UNIFEBE, professor Sergio Rubens Fantini, comentou sobre a ampliação do número de vagas ofertadas para a Residência Médica. “Com a autorização da Comissão Nacional de Residência Médica, anualmente, receberemos mais residentes no nosso Programa. Sabemos da importância dele para somarmos forças aos serviços de Saúde, mas sobretudo para dar continuidade ao ensino do nosso curso de Medicina, que formou sua primeira turma no final de 2024”, revelou.

O Programa de Residência em Clínica Médica da UNIFEBE faz parte da construção do curso de Medicina da instituição e foi lançado em 2016, com a posse da Comissão de Residência Médica – COREME, coordenada pelo médico doutor Charles Machado. A pós-graduação, caracterizada por treinamento em serviço, em conformidade com as áreas definidas pelo MEC e a legislação vigente, introduziu pela primeira vez no Hospital Azambuja três médicos residentes, em março de 2018.

Publicidade
WhatsApp chat