Evento na Fundação Cultural terá distribuição gratuita de 80 exemplares da obra e a encenação de uma leitura dramática do texto
O livro Ao Som dos Teares (Travessão Edições, 2024) será lançado no dia 27 de fevereiro, quinta-feira, às 19h, no hall da Fundação Cultural de Brusque (FCB). Na oportunidade, 80 exemplares da obra serão distribuídos ao público, sem custos. O momento será celebrado com uma leitura dramática da peça teatral encenada por alunos do curso de teatro da Escola de Artes da FCB. A classificação indicativa é de 14 anos e a entrada é gratuita.
Em 142 páginas, a publicação traz o texto original do Trama Grupo de Teatro, de autoria de Talita Garcia, Claiton Bigliardi e Everton Girardi, ilustrado por fotografias de acervo do grupo, registradas em apresentações da trupe brusquense nos anos de 2016, 2017 e 2019. Talita assina a organização e a curadoria de imagens da publicação. As 35 fotos selecionadas são de Dennys Manske, Luís Brusque, Thayana Ricken, Tiago Moreira e Victor Bigliardi, e foram tratadas por Claiton para impressão. A coordenação editorial, a diagramação e o projeto gráfico são de Méroli Habitzreuter, pela Travessão Edições.
Contemplado pelo Prêmio Wilson Erasmo Quintino dos Santos, o projeto concebido para o lançamento do livro recebeu o patrocínio da Prefeitura de Brusque, através da Fundação Cultural de Brusque e com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (2024).
Tragédia brusquense inspirou a dramaturgia
O texto de Ao Som dos Teares é inspirado no livro Tragédia e Mistério na Villa Renaux – O Caso Criminal que Abalou Santa Catarina (Insular, 2000), de João Carlos Mosimann, e sugere uma versão para os palcos dos fatos que cercaram, no século passado, a morte de Ivo José Renaux, herdeiro de Karl Renaux e do império industrial fundado pelo cônsul.
Sinopse
Em 1949, um jovem industrial é encontrado morto, com um tiro na cabeça, no palacete onde vivia com a esposa na cidade de Brusque, Santa Catarina. O inesperado acontecimento comoveu a sociedade e se revestiu de interrogações nunca esclarecidas. Distintas interpretações foram lançadas ao fato, sem, contudo, chegar a desvendá-lo. Teria ele sido assassinado ou pôs fim à própria vida? Enquanto indícios apontavam como suspeita a mulher do finado, as lacunas investigativas conduziram a trama para um improvável desfecho.
Ficha técnica da leitura dramática
Texto: Claiton Bigliardi, Everton Girardi e Talita Garcia.
Direção: Everton Girardi.
Elenco: Ana Vitória dos Santos Moreira, Diogo Kauan Santana Pereira, Eduarda Jaciele Mariele dos Santos, Milton Fernando da Silva, Paula Caroline Outeiro Rodrigues e Vilmara Janine Demetrio.
Cenário: Acervo Grupo Trama e FCB.
Figurinos: Acervo Grupo Trama.
Cofigurinista: Diogo Kauan Santana Pereira.
Produção: Talita Garcia.
Realização: Trama Grupo de Teatro.
Release: Talita Garcia/Trama Grupo de Teatro.
