Alta turbidez faz com que a autarquia trabalhe com tratamento reduzido
Nos últimos dias, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque identificou um aumento significativo no índice de turbidez da água bruta, que chegou a superar os 3000 NTU. Esse aumento foi causado pelas fortes chuvas que atingiram a região, resultando em uma maior presença de resíduos sólidos na água.
Além disso, houve um pequeno problema técnico em uma das válvulas de descarga de um dos decantadores da estação de tratamento, o que também impactou a vazão do sistema. A manutenção necessária foi realizada ontem, e o serviço já foi normalizado.
O Samae está trabalhando para restabelecer a qualidade da água, mas, como medida preventiva, pede a colaboração de todos para economizar o consumo de água nos próximos dias. Evite o desperdício de água, utilizando-a apenas para as necessidades mais urgentes, priorize o uso pessoal.
O Samae agradece a compreensão e colaboração da população, ressaltando que a medida é temporária e visa garantir a qualidade da água de forma sustentável.
Texto: SECOM – Prefeitura de Brusque
Foto: Alexandre Amorim/Samae Brusque