26.8 C
Brusque
quinta-feira, fevereiro 20, 2025
InícioNotíciasGeralTempestade deixou nove desabrigados em Brusque

Tempestade deixou nove desabrigados em Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img

Defesa Civil do município atendeu três ocorrências devido à forte chuva

Segundo a Defesa Civil, até a manhã desta terça-feira (18), foram registradas três ocorrências relacionadas à forte tempestade que atingiu Brusque. O volume acumulado de chuva ultrapassou os 50 mm em alguns pontos da cidade, principalmente na região central.

O principal incidente registrado foi o colapso parcial do assoalho do segundo piso de uma residência no bairro Planalto, o que exigiu a interdição temporária do imóvel. Como medida de apoio, a Arena Brusque foi aberta para abrigar nove pessoas, enquanto outras seis ficaram desalojadas e buscaram refúgio na casa de familiares ou amigos.

Além disso, ainda foram registrados um destelhamento no bairro São Luiz e um alagamento no bairro Limeira. A Defesa Civil monitorou o nível dos rios ao longo da noite. Em Brusque, o nível do rio está em 2,77 metros e continua subindo lentamente devido ao escoamento das águas provenientes de outras cidades.

Em Vidal Ramos, o rio atingiu 2,85 metros na noite de segunda-feira e recuou para 2,28 metros na manhã desta terça. Em Botuverá, o nível chegou a 2,32 metros e baixou para 2,02 metros. Já em Guabiruba, o pico foi de 1,79 metro, reduzindo para 84 centímetros.

Para esta terça-feira (19), a frente fria que passa por Santa Catarina segue mantendo as instabilidades, com chuvas e temporais a qualquer momento. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, quedas de galhos e árvores e destelhamentos. No momento, Brusque segue em alerta laranja no mapa, indicando estado de atenção.

A orientação geral é que todos acompanhem as atualizações pelos canais oficiais da Prefeitura de Brusque e Defesa Civil, e permaneçam atentos para agir rapidamente. Qualquer emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou então, o Corpo de Bombeiros, no 193.

Publicidade
WhatsApp chat