27.3 C
Brusque
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
InícioNotíciasGeralEntidades representativas da indústria, comércio e de engenharia, visitam obras na ponte...

Entidades representativas da indústria, comércio e de engenharia, visitam obras na ponte do Maluche e Av. Beira Rio

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Representantes da ACIBr, Sindilojas, AmpeBr, OAB, Observatório Social, CREA e CEAB foram conduzidos pelo vice-prefeito e engenheiros da obra

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) realizou na manhã de terça-feira, 4 de fevereiro, uma visita às obras na cabeceira da ponte Antônio Nicolau Maluche, conhecida como ‘ponte do Maluche’ e também no prolongamento da avenida Beira Rio.

Além do presidente da ACIBr, Marlon Sassi, do diretor-executivo da entidade, Cândido Godoy, e da diretora de Núcleos, Daiane Rossano; representantes de entidades que formam o Conselho das Entidades para uma Brusque Melhor participaram da visita: Marcelo Gevaerd (Sindilojas); Mauro Schoening (AmpeBr); Simone Regina Moser (OAB); José Gamba Neto (Observatório Social); Pâmella Lima da Silva (CREA-SC); e Bráulio Rocha (CEAB).

O engenheiro da Pacopedra, uma das empresas que formam o consórcio que executa a obra, Christian Fuchs, conduziu a visita, ao lado do vice-prefeito André (Deco Batisti). Na ocasião, ele explicou aos representantes de entidades o trabalho que está sendo realizado na cabeceira da ponte desde o dia 26 de dezembro. De acordo com o engenheiro, a interdição da estrutura foi necessária para fazer a substituição do muro de arrimo da cabeceira, que estava colapsado. “Havia um risco iminente de desabamento”, explicou.

No local, está sendo realizada a substituição do gabião, estrutura de contenção de solo feita de uma malha de aço e preenchida com pedras. “A nova estrutura é bem maior do que a antiga, tem aproximadamente mil metros cúbicos de pedra, que estão sendo montados para dar uma maior segurança ao tráfego na ponte”, completa.

O engenheiro afirma que a obra na cabeceira da ponte não estava prevista no projeto do prolongamento da avenida Beira Rio em direção ao bairro Dom Joaquim, entretanto, com o início dos trabalhos viu-se a necessidade de realizar essa obra para garantir a segurança da ponte no futuro.

“O problema na estrutura foi visto a tempo e a prefeitura adotou a postura de recuperar antes de acontecer um acidente ou um problema maior após a conclusão da Beira Rio”.

O prazo para a conclusão da obra na cabeceira da ponte é até o dia 17 de março. Além da Pacopedra, atuam nas obras da avenida Beira Rio as empresas Freedom e Augusto.

União entre entidades e poder público
O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, destaca que a ponte do Maluche é uma estrutura fundamental para o município e, por isso, é importante que todos compreendam o que está sendo feito no local.

“A ACIBr tem mais de 800 empresas associadas. Representamos CNPJs, mas por trás desses CNPJs temos pessoas. Nesses 90 anos de caminhada, conquistamos um respeito muito grande da sociedade, e é nosso papel buscar a informação correta para que a população saiba o que está acontecendo. Por isso, nos colocamos à disposição, junto às 15 entidades do Conselho para fazer esta visita, e esclarecer aos nossos associados e toda a população sobre o andamento da obra”.

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura Estratégica, Deco Batisti, acompanhou a visita e ressalta a importância da parceria entre o poder público e as entidades.

“O poder público sozinho não faz nada. Precisamos das entidades para a tomada de decisões. Sempre tivemos uma gestão transparente e aberta para, em conjunto, tomar a melhor decisão possível para a nossa população. Essa visita hoje serviu para tirar as dúvidas sobre a obra na cabeceira da ponte. Já estamos bem adiantados, assim como a Beira Rio, que é considerada a maior obra de infraestrutura já feita no nosso município”, pontua.

Trânsito
O vice-prefeito também destaca a preocupação com o trânsito a partir desta quinta-feira, 6 de fevereiro, quando retornam as aulas da rede municipal. De acordo com ele, uma reunião deve ser realizada com a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) e a Polícia Militar sobre o assunto. “A PM se colocou à disposição para nos ajudar nesse período de volta às aulas sem a ponte. Na quinta-feira são 64 unidades do município que retornam, fora as escolas particulares. Sabemos que vai impactar muito no trânsito, por isso, devemos colocar a GTB em um período maior na rua, fazendo horas extras porque não temos agentes suficientes e com o auxílio da PM para minimizar o prejuízo do trânsito”.

Beira Rio
O prolongamento da avenida Beira Rio até Dom Joaquim está dividida em três lotes. O primeiro tem investimento de R$ 59 milhões, e vai da Igreja Calvário, no Jardim Maluche, até as proximidades da empresa Irmãos Hort. A expectativa da empresa que executa a obra é que até o fim de fevereiro seja iniciada a pavimentação em parte do trecho.
O segundo lote também já está sendo executado. O trecho tem 1,9 km entre a empresa Irmãos Hort e a ponte José Germano Schaefer (Pilolo), no bairro Rio Branco. O lote 2 está orçado em R$ 32.367.802,19.

Publicidade
WhatsApp chat