No novo boletim divulgado pela Defesa Civil de Brusque, o município já soma 90 ocorrências, sendo 63 casos de deslizamentos. Mesmo com a breve trégua entre o final da manhã e início da tarde, ainda há risco de agravamento ao final do dia.
Além disso, foram relatados alagamentos pontuais em diferentes áreas da cidade durante o período da tarde, foram registrados também quatro rompimentos de tubulação, e três quedas de muro. A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção diante de qualquer sinal de perigo, como trincas no solo, rachaduras em paredes ou inclinação de árvores.
O município segue com 144 desalojados, e nenhum desabrigado. Nas últimas 6h, Brusque registrou 3,60mm de chuva. Nas 12h, foram 27,80mm. Nas últimas 24h os acumulados chegam a 122,80mm. Nas imediações do loteamento Emma II o trânsito segue interditado. No Beira-Rio, todos os pontos já estão liberados.
Quanto ao Rio Itajaí-Mirim, no momento está dentro da normalidade com 2,96 metros. O pico foi às 7h com 5,08 metros. “Qualquer sinal de risco, deixe o local imediatamente, procure um abrigo seguro e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros”, reforçou o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Cugiki. A previsão indica que o tempo instável persiste até o final da noite, com possibilidade de chuvas adicionais em áreas isoladas.
Com a mobilização de equipes para atender emergências, a Defesa Civil de Brusque segue monitorando a situação e pede à população que se mantenha informada por canais oficiais. Em casos de necessidade, os moradores podem entrar em contato pelo telefone 199 para a Defesa Civil ou pelo 193 para o Corpo de Bombeiros.
Para receber alertas no celular, basta enviar uma mensagem de texto com o número do CEP da rua para o número 40199. Ou ainda via aplicativos de mensagens Telegram e WhatsApp, enviando mensagem para o número (61) 2034-4611, ou, por meio do link: https://wa.me/556120344611, seguir as orientações do ChatBot e receber os alertas diretamente da Defesa Civil estadual.
Texto/Fotos: Defesa Civil Brusque