O Corpo de Bombeiros divulgou o relatório final das operações realizadas no combate ao incêndio de grandes proporções em uma indústria têxtil no município de Botuverá, nesta terça-feira.
O trabalho envolve várias equipes e caminhões e maquinários, durante todo o dia, desde as primeiras horas da manhã até a finalização da ocorrência, volta das 23h.
Na manhã desta terça-feira, por volta das 06h30, as guarnições do Corpo de Bombeiros Militar foram acionadas para ocorrência de um incêndio de grandes proporções que atingiu um galpão localizado na Estrada Geral do Águas Negras, no bairro Águas Negras, em Botuverá.
Foram acionadas viaturas das cidades de Botuverá, Guabiruba, Brusque, Gaspar, Itajaí, Balneário Camboriú e Penha para atendimento da ocorrência.
O incêndio envolve uma grande quantidade de algodão armazenada no galpão, o que contribui para a elevada carga de fogo e dificuldade no combate.
Após o controle do incêndio e minimização dos riscos associados foi realizado, com o uso de uma retroescavadeira, a movimentação do material combustível de modo a permitir a completa extinção dos focos adicionais e possibilidade de reignição.
Também foi providenciado equipamento para bombeamento da água de um rio próximo ao local, de modo a manter o suprimento de água de forma constante e completo combate aos focos remanescentes de incêndio.
O combate finalizou por volta das 23 horas, após mais de 17 horas de intensos entre combate direto e rescaldo. O
Proprietário recebeu orientações para o caso de eventual reignição e preservação do local para realização de investigação de incêndio.
Foram usados aproximadamente 450.000 litros de água durante o combate. Atuaram neste incêndio 45 bombeiros militares e comunitários que foram apoiados pela brigada da empresa e funcionários da prefeitura municipal, onde atuaram com caminhões pipas e uma máquina retroescavadeira.