20.3 C
Brusque
quinta-feira, janeiro 9, 2025
InícioNotíciasGeralMonge Renato da Fonseca foi o convidado do Programa da Hora nesta...

Monge Renato da Fonseca foi o convidado do Programa da Hora nesta quarta-feira, 08

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Em sua passagem por Brusque, o monge Renato da Fonseca, do Mosteiro Trapista em Campo Tenente (PR), que segue a fé e os dogmas da Igreja Católica, esteve na Rádio Diplomata FM para falar da sua rotina vocacional. Renato vai presidir a missa de hoje, às 19h, na Matriz São Luiz Gonzaga.

Programa da Hora – Primeiro Bloco

Programa da Hora – Segundo Bloco

Saiba mais

Foi aos 21 anos que Renato da Fonseca sentiu o despertar para a vocação religiosa. Natural de Palotina (PR), ele viveu até os 13 anos em uma área rural de Francisco Alves (PR). Foi quando sua família se mudou para Brusque.

Em 2002, como tantos jovens, Renato buscava um sentido para a vida e foi acolhido no grupo de jovens Davi, que se reunia no fim das tardes de sábado, no Salão Paroquial. Ali, iniciou um processo pessoal de conversão, que se transformou em um longo caminho de discernimento vocacional. Ele explica:

Em 2005 Renato passou a ser acompanhado pelo padre Francisco Hellmann (in memoriam), que residia no Convento SCJ. No ano seguinte, cativado pelos escritos e pelo humor de Santa Teresa d’Avila, o jovem optou pela experiência junto aos Carmelitas, em São Roque (SP). E foi no retorno dessa viagem que lhe veio à memória um retiro feito dois anos antes, no Mosteiro Trapista. Ele segue a narrativa:

Todas as impressões que tive começaram a emergir com vivacidade e simplicidade. Sutilmente, notei apresentar-se dentro de mim a sugestão de que este seria o meu lugar. Assim, a tormenta tomou proporções tsunâmicas. 

Renato estava decidido: precisava voltar. Com expectativas de encontrar uma resposta para as incertezas de seu coração, em novembro de 2006 passou quatro dias no mosteiro trapista. Lá, pôde compartilhar suas inquietações com o padre Lázaro, responsável pelas vocações na época. Entre tudo que ficaria para trás, entre o futuro projetado que deixaria de existir, entre todos os medos, dúvidas e inseguranças, ele teve a coragem de ouvir o próprio coração.

Assim, no dia 4 de agosto de 2007, o jovem iniciou a vida religiosa monástica e, em 8 de dezembro do mesmo ano, recebeu o nome de Irmão Paulo.  Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 15 de agosto de 2022, na Abadia Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo Tenente (PR), na presença dos pais, Eva Francisca e Marcos Bueno da Fonseca, dos irmãos, Rodrigo, Renival e Marcos Jr., dos amigos da Comunidade Nossa Senhora de Fátima e da Paróquia São Luís Gonzaga.

Publicidade
WhatsApp chat