21.4 C
Brusque
quarta-feira, dezembro 11, 2024
InícioNotíciasGeralCom liminar no TRE-SC, Victor e Kaioran são diplomados prefeito e vice-prefeito...

Com liminar no TRE-SC, Victor e Kaioran são diplomados prefeito e vice-prefeito de Botuverá

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Mais uma reviravolta marcou o pós-eleições em Botuverá, na tarde desta quarta-feira, 11. Desta vez, como se fosse num tempo de prorrogação e correndo no último minutos, mediante uma liminar alcançada no TRE- Tribunal Regional Eleitoral, o prefeito eleito nas urnas, Victor José Wietcowky (PP) e Kaioran Paloschi Paulini, Kaio (PP), foram diplomados aos cargos do Poder Executivo do município. A solenidade foi realizada no Fórum de Brusque, na sala do Tribunal do Júri.

Os candidatos de fato correram contra o tempo com recursos impetrados na justiça, após uma decisão na tarde da última segunda-feira, 09, concedida pela 5ª Zona Eleitoral de Brusque, que abrange o município botuveraense, e que no entendimento do juiz de primeiro grau entendeu pela suspensão da diplomação de Victor e Kaioran, diante do recurso apresentado pelo grupo político concorrente, ligado ao ex-prefeito Nene Colombi, e da atual gestão, da coligão MDB, que levantou uma campanha de contestações com alegação de que a candidatura de Victor foi registrada fora do prazo legal estipulado pela justiça eleitoral. O entrave entre as candidaturas que tradicionalmente polarizam a disputa das eleições, teve seus primeiros desdobramentos litigiosos no período das convenções, quando a primeira dupla apresentada pela chapa encabeçada pelo PP formalizou a desistência em função de supostas ameaçadas pelo grupo político adversário.

Entre decisões e um cenário político conturbado, a diplomação de Victor e Kaioran teve um fator de “reviravolta” e que marcou a programação da cerimônia de diplomações realizada pela Justiça Eleitoral de Brusque, com as equipes do Cartório Eleitoral, e o corpo técnico da 5ª e da 86ª Zonas Eleitorais, que abrangem os municípios da Comarca – Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Victor, prefeito eleito, se emocionou no seu discurso de posse, ao destacar a guerra travada na justiça. A posse ainda não dá fim ao caso judicializado em torno da governo à frente da Prefeitura de Botuverá, uma vez, que a decisão concedida mediante liminar, cabe recurso ao grupo político concorrente, que pode buscar na justiça um efeito suspensivo e levar a defesa à diante, no TER- Tribunal Regional Eleitoral – TRE-SC e na última instância, TSE – Tribunal Superior Eleitoral – TSE, corte máxima da justiça eleitoral, em que o resultado das eleições municipais de 2024 no município de Botuverá poderá ser figurar como um dos casos mais emblemáticos a serem resolvidos na esfera judicial.

Câmara de Vereadores

O ato de diplomação também foi marcado pela entrega dos diplomas aos vereadores eleitos.

1° Odirlei (MDB) – eleito com 452 votos
2° Nando (PP) – 313 votos
3° Nene Betinelli (MDB) – 307 votos
4° Maiara (MDB) – 258 votos
5° Toreiro (PP) – 257 votos
6° Alaercio (MDB) – 215 votos
7° Prof Jake (PP) – 203 votos
8° Kaiky Foster (MDB) – 186 votos
9° Genesio Martinenghi (PP) – 183 votos

Publicidade
WhatsApp chat