Objetivo é trazer mais transparência e boas práticas à gestão pública
Em evento realizado no auditório F da Unifebe na manhã desta segunda-feira (9), a prefeitura de Brusque lançou o Plano de Integridade e Compliance, que contou com a presença do prefeito do município, André Vechi, o diretor executivo da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), José Rafael Corrêa, além de diversos secretários municipais.
A iniciativa integra o Programa de Integridade e Compliance do município, que busca sistematizar e aperfeiçoar os instrumentos de controle e governança existentes, fortalecendo as ações de prevenção e combate à corrupção.
O plano é um detalhado conjunto de ações que visam alcançar os objetivos do programa e responder aos riscos já identificados, com suas medidas definidas. Durante a construção do plano, foram apontados 25 riscos e definidas 27 ações que podem ser aplicadas.
Um dos objetivos do programa é trazer de forma prática os bons valores à gestão pública. “A gente sempre tem trabalhado como uma orientação dos valores que a gente carrega com a gestão, que é a correta conduta dos agentes públicos e o respeito ao erário, ao recurso público”, afirmou o prefeito de Brusque, André Vechi.
“Então a gente precisa prever não só ações de transparência, no sentido de ampliar o controle social e facilitar a fiscalização, tanto dos poderes constituídos quanto da própria população, mas também agir de forma preventiva”, disse o chefe do Executivo.
Um dos responsáveis diretos pela implementação do plano, o secretário de Transparência e Accountability, Daniel Felício, fez questão de ressaltar os muitos benefícios que este plano trará. “Brusque ganha em gestão, ganha em governança, ganha em transparência, ganha em combate à corrupção, abuso de autoridade, abuso de poder, ganha em visibilidade”, citou o secretário.
“O município ganha em vários aspectos porque este plano tende a trabalhar as mais diversas áreas da administração pública, que são muitas”, explicou.