A 3ª Companhia de Bombeiros Militar divulgou o relatório da ocorrência que mobilizou equipes de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú para combater o incêndio na filial da Rede Pittol Calçados na madrugada deste sábado, 30.
O acionamento para o sinistro ocorreu por volta das 3h18, com grande parte do telhado da empresa em colapso. O combate começou pela parte da frente da loja, na avenida Cônsul Carlos Renaux, em função da área colapsada e apresentava grande risco às estruturas vizinhas e uma residência. Em seguida foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros de Guabiruba e Botuverá, Itajaí e o caminhão-tanque com a auto escada mecânica de Balneário Camboriú, e uma guarnição de Blumenau com o caminhão que dispõe do sistema de escada cascata.
Na sequência foi efetuado o acesso a parte dos fundos da loja, pela rua Rodrigues Alves, o uso do ataque abrasivo e em seguida combate direto aos focos. O combate se deu na maior parte com a auto escada mecânica, pois a estrutura estava toda colapsada, e impedia o acesso dos bombeiros em combate, pelo risco de queda das estruturas metálicas da cobertura.
O incêndio foi controlado após quatro horas, sendo gastos, ate o momento do relatório (por volta das 7h30), aproximadamente 80 mil litros de água transportada. A edificação tem em torno de 130 mil metros quadrados. No momento que as guarnições iniciaram o rescaldo, foi constatado que a Loja Berlanda, que fica ao lado, teve parte da estrutura danificada, porém, o fogo não se alastrou para o interior da loja. Uma loja de celulares e eletrônicos que faz divisa pela fachada na avenida Cônsul Carlos Renaux, também teve danos com rachaduras, mas, não apresentava graves danos estruturais. O trabalho de rescaldo ainda é realizado, com o trânsito interditado para o acesso das equipes na Rua Rodrigues Alves.
Após o controle do sinistro, o Corpo de Bombeiros interditou para o trabalho de perícia e laudos técnicos, as Lojas Koerich, Americanas e Berlanda. A Defesa Civil foi comunicada para atuar no trabalho de avaliação de danos.