Com a conclusão da 37ª rodada da Série B, o cenário para a Série C de 2025 começa a se desenhar. Na manhã do último domingo, 17 de novembro, o Brusque se despediu da temporada 2024 “em casa” com uma vitória sobre o Guarani. Os dois já entraram em campo rebaixados.
Agora, o foco do clube catarinense se volta para a próxima temporada, mesmo com um jogo restante a ser disputado.
Com o rebaixamento decretado, o Brusque se juntou a outros três clubes, também rebaixados na temporada, Ponte Preta, Ituano e Guarani. Esses times agora se preparam para disputar a Série C 2025, que contará também com quatro novos integrantes: Anápolis, Retrô, Maringá e Itabaiana, que subiram da Série D em 2024.
A competição de 2025 será composta por um total de 20 equipes. Além dos rebaixados da Série B e dos recém-promovidos da Série D, as outras 12 equipes que permanecem na Série C são: ABC, Botafogo-PB, Caxias, Confiança, CSA, Figueirense, Floresta, Londrina, Náutico, São Bernardo e Tombense.
A temporada está agendada para começar no dia 13 de abril e deve ser concluída em 26 de outubro de 2025. O formato da competição seguirá o modelo atual: um turno de pontos corridos com 19 rodadas e uma fase de mata-mata. Vale destacar que esta será a primeira vez que Guarani e Ponte Preta se enfrentarão na Série C.
Clubes Confirmados na Série C em 2025:
– ABC
– Anápolis
– Botafogo-PB
– Brusque
– Caxias
– Confiança
– CSA
– Figueirense
– Floresta
– Guarani
– Itabaiana
– Ituano
– Londrina
– Maringá
– Náutico
– Ponte Preta
– Retrô
– São Bernardo
– Tombense
– Ypiranga-SC
Durante o ano de 2024, os clubes da Série C discutiram a possibilidade de modificar o formato do torneio para um modelo mais parecido com as Séries A e B, adotando dois turnos de pontos corridos totalizando 38 rodadas. No entanto, até o momento a decisão foi pela manutenção do formato atual.