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sexta-feira, novembro 1, 2024
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Clínica Escola e Serviços de Psicologia da UNIFEBE desenvolve ações voltadas à Psicologia Organizacional e do Trabalho

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Atividades são realizadas por acadêmicas do curso no Estágio Supervisionado

Orientar e auxiliar as pessoas a desenvolverem habilidades socioemocionais e comportamentais no ambiente de trabalho é uma das áreas de atuação da Psicologia. Para que os acadêmicos da UNIFEBE vivenciem essa possibilidade de atuação profissional, o curso de Psicologia desenvolve uma série de ações gratuitas com a comunidade. As atividades são realizadas por estudantes, durante os Estágios Supervisionados, na Clínica Escola e Serviços em Psicologia da UNIFEBE – CESP.

A acadêmica Milena Hostins, da 8.ª fase, tem trabalhado o tema orientação profissional com adolescentes entre 14 e 18 anos, que ainda não saíram do ensino médio e não sabem qual curso de graduação querem cursar. Nos atendimentos, a partir da sua história de vida, o adolescente aprende a elaborar meios e estratégias para alcançar os seus objetivos acadêmicos, como passar no vestibular, ingressar em um curso concorrido ou escolher uma área que mais se enquadre com o seu perfil. Além do programa de orientação profissional, a ideia da estudante é que os atendimentos sejam um espaço de escuta dos conflitos, sentimentos e emoções dos pacientes, principalmente diante das situações que envolvam a escolha profissional.

“O Estágio Supervisionado é o momento para nós, acadêmicos, experimentarmos diversas áreas que o curso de Psicologia tem a oferecer, quebrando esse estigma de que a Psicologia é apenas clínica. Mesmo sendo uma clínica escola, contamos com uma equipe de professores e profissionais que nos auxiliam nesse processo e, ao relacionar a teoria e a prática, devolvemos à população aquilo que aprendemos ao longo do curso, seja em bem-estar, saúde e até mesmo autodescoberta para os pacientes”, confessa Milena.

O treinamento e desenvolvimento de equipes é o foco das ações da acadêmica Emilene Barni, na Clínica Escola e Serviços em Psicologia da UNIFEBE. Antes de iniciar essa fase, a estudante vivenciou a oportunidade de contribuir para a elaboração de processos e padronização do trabalho dos estagiários da própria Clínica Escola. As experiências adquiridas ao longo do Estágio têm despertado na estudante ainda mais o desejo por seguir no ramo da Psicologia Organizacional. “Vejo como uma área promissora, principalmente em uma região empreendedora como a nossa. Passamos a maior parte da nossa vida trabalhando e o trabalho é uma questão estruturante do ser humano. Nesse sentido, o psicólogo organizacional vem ser esse agente de mudança, de transformação do ambiente das empresas e instituições. E, assim, o Estágio possibilita que a gente aprimore algumas habilidades, descubra-se e ponha em prática o conhecimento em favor do coletivo”, avalia Emilene.

A professora e orientadora das acadêmicas no Estágio Supervisionado, Aline Battisti Archer, esclarece que Psicologia Organizacional e do Trabalho é uma área de conhecimento e um campo de atuação profissional, cujo fenômeno de intervenção é o comportamento humano no ambiente de trabalho. “Há diversas possibilidades de atuação que o psicólogo organizacional pode assumir, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, desenho de processos, programas de qualidade de vida no trabalho, orientação profissional e de carreira, pesquisa de clima organizacional, entre outros. A CESP, além de ser voltada a atendimentos clínicos, também se caracteriza como um campo de atuação para os estagiários que desejam atuar com Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atualmente, diversos alunos do curso têm explorado várias possibilidades desse campo profissional, por meio da nossa Clínica Escola”, complementa.

A atuação da Clínica Escola como um laboratório do curso utilizado em prol da comunidade vem ao encontro da missão da UNIFEBE, acrescenta a coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins. “A CESP é uma das nossas extensões universitárias. Estamos diretamente em contato com demandas reais da sociedade, desenvolvendo um olhar humano e atento no aluno. Tudo isso, pensando em formar um profissional ainda mais capacitado e comprometido com a essência da profissão”.

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