21.9 C
Brusque
domingo, dezembro 1, 2024
InícioNotíciasEducaçãoEquipes vão às ruas em nova etapa da Operação Tapa Buraco

Equipes vão às ruas em nova etapa da Operação Tapa Buraco

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Clima mais seco é o período ideal para recuperar vias danificadas pelas chuvas

A manutenção das vias urbanas é um desafio constante para qualquer cidade e em Brusque, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, iniciou nesta terça-feira (29) os trabalhos para enfrentar esse desafio através da Operação Tapa Buraco.

Além de garantir a segurança e a mobilidade de motoristas e pedestres, essa ação visa combater um problema recorrente nas ruas: as chamadas “panelinhas”, que são pequenos buracos que surgem de forma repentina, causados ​​principalmente por infiltrações de água no pavimento, que acabam enfraquecendo sua base.

Nesta semana, a Secretaria de Obras mobilizou três equipes, com um total de 20 profissionais, para intensificar a recuperação das vias em diversos bairros como Zantão, Santa Luzia, Águas Claras, Limeira, Poço Fundo, Nova Brasília, Cedro Alto, Dom Joaquim e Centro.

De acordo com o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, a operação tem o objetivo de evitar que essas falhas se transformem em problemas mais graves. “Quando a situação é deixada sem atenção, os buracos se ampliam, aumentando os custos de reparo e comprometendo a segurança e o fluxo nas vias. Por isso, a Operação Tapa Buracos é fundamental e contínua”, explicou.

O termo “panelinha” é usado popularmente para descrever pequenas depressões ou buracos de forma circular, que se formam devido ao desgaste contínuo das vias por tráfego intenso, infiltração de água e drenagem. A água, ao se acumular nas fissuras do pavimento, infiltra nas camadas inferiores e enfraquece a estrutura da via, especialmente em áreas de grande circulação. Se não forem reparadas prontamente, as “panelinhas” podem evoluir para buracos ainda maiores, aumentando o risco de acidentes e comprometendo a mobilidade urbana.

Apenas neste início de trabalho, foram utilizados aproximadamente 30 toneladas de asfalto, o suficiente para amenizar os transtornos nas vias mais afetadas. “Com isso a gente dá uma amenizada nessa parte de panelinhas, buracos de pequeno porte, e vamos agora fazer um novo mapeamento, uma nova frente, para então estar abrangendo toda a parte de conserto, remendo e alguns reparos de maior monta que possam ter ficado”, concluiu o secretário Ivan.

Publicidade
WhatsApp chat