Trajetória musical de um jovem violinista e compositor.
O Programa da Hora deste sábado, 28 de setembro, recebeu o jovem músico Alexandre Cardoso, para falar do documentário acerca de uma trajetória de de treze anos, desde o início dos estudos musicais e de violino aos 10 anos de idade até os dias atuais que apresentam a primeira execução de obras compostas pelo protagonista.
Alexandre Cardoso é um músico de 23 anos de idade que persiste em atuar como instrumentista, ao mesmo tempo em que expressa seus pensamentos musicais através de suas composições desde a sua infância. Sua trajetória apresenta momentos e sentimentos diversos, contrastantes e até mesmo contraditórios. O documentário os apresenta da forma mais crua e realista ao refletir sobre o passado e desvelar as inseguranças do presente e as incertezas do futuro. Este documentário mostra que não basta, apenas, o mergulho na vida do seu protagonista. Ele também apresenta os ensaios e as sensações de se ouvir pela primeira vez as obras compostas há cerca de oito e nove anos – quatro quartetos para cordas – e o atual Concerto para Violino e Orquestra de Cordas que foi finalizado especialmente para este projeto.
A finalização de todo este material e a rotina dos ensaios, bem como o contato com as memórias, criaram expectativas e inseguranças que foram inseridas neste documentário. Em momentos como os de agora, onde todos buscam expor suas certezas, este documentário apenas busca conquistar seus expectadores com a espontaneidade e a sinceridade de todos que participaram na sua criação.
Acompanhe a entrevista completa.