19.7 C
Brusque
sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioNotíciasGeralPrimeiro Mutirão de Empregos Têxtil e Vestuário supera expectativas e planeja novas...

Primeiro Mutirão de Empregos Têxtil e Vestuário supera expectativas e planeja novas edições

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Evento itinerante entre os dias 16 e 19 de setembro foi realizado pelos sindicatos patronais Sindivest e Sifitec

A primeira edição do Mutirão de Empregos Têxtil e Vestuário, promovida pelos sindicatos patronais, superou a expectativa dos organizadores e participantes. Realizado de forma itinerante em quatro instituições de ensino, entre os dias 16 e 19 de setembro, o evento trouxe inúmeras oportunidades de carreira no setor, conectando profissionais de Recursos Humanos de grandes empresas com trabalhadores em busca de recolocação ou de novas oportunidades no mercado.

A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), Onésia Adriana Liotto, celebrou os resultados alcançados. “Estamos muito satisfeitos com o sucesso da primeira edição do Mutirão. A adesão tanto das empresas quanto do público foi excelente, o que reforça a importância de iniciativas como esta para o fortalecimento do setor e para a geração de empregos na nossa região”, destaca. “Agradecemos imensamente às instituições de ensino que nos acolheram, assim como a todos os envolvidos na organização e ao público que compareceu”, completa.

Durante os quatro dias de Mutirão, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as vagas disponíveis no setor, conversar diretamente com profissionais de RH e se candidatar a diferentes posições nas empresas presentes. O evento foi realizado no Instituto Federal Catarinense (IFC), na Faculdade Senac, no Centro Universitário de Brusque – Unifebe e no Senai.

A ação contou com a participação das seguintes empresas:  Arrazantty Fitness, CMJ Têxtil, EZ Indústria e Comércio Têxtil, Giracor Têxtil, Heil Malhas, P.A Indústria Têxtil S/A, Marcotex Tecelagem, Mensageiro dos Sonhos, Rosa Maria Liotto & Cia, Slywear Ind. e Com. de Confecções, Têxtil Renauxview S/A, Tecebem Beneficiamento Têxtil, Tinturaria Willrich e Novo Ponto Bordados.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec), Marcus Schlösser, destacou a importância da iniciativa para o mercado local e a relação com a comunidade. “Foi gratificante ver o envolvimento das empresas e a receptividade dos candidatos. Os RHs ficaram bastante impressionados com a qualidade dos profissionais, o que mostra que estamos no caminho certo ao promover esse tipo de encontro. Além disso, conseguimos aproximar ainda mais o setor produtivo das demandas reais da comunidade”, afirma.

O sucesso do Mutirão foi tão grande que os sindicatos já planejam a próxima edição, com a intenção de expandir o evento para outros locais. “Já estamos trabalhando para realizar a segunda edição e também para levar o Mutirão para Guabiruba e Botuverá. Queremos continuar ampliando o alcance da ação e oferecer ainda mais oportunidades para a população”, adianta a Executiva do Sindivest e Sifitec, Nicole Casagrande.

Oportunidades e união de RHs

Guilherme Vinícius Soiberte atualmente trabalha como autônomo e está em busca de uma nova oportunidade. Para ele, o Mutirão de Empregos Têxtil e Vestuário promovido pelos sindicatos patronais foi uma excelente oportunidade para conversar diretamente com a responsável pelo RH da empresa em que pleiteia uma vaga. “Eu nunca tinha participado de um Mutirão e achei muito boa a iniciativa. Várias empresas reunidas em um único local nos ajuda a entender a necessidade do mercado e atualiza aquela moda antiga de só enviar um currículo e ficar sem saber se alguém recebeu”, ressalta.

A costureira Nazaré Reis também ficou entusiasmada com a oportunidade. Paraense, ela se mudou para Brusque com a família há nove meses e está em busca de um emprego. “Nunca trabalhei como costureira na indústria, só em casa com pequenos consertos. Tomara que dê certo alguma vaga aqui”, comenta. “Muito boa essa iniciativa. A gente agradece muito”, completa.

Para a analista de Recursos Humanos da Tinturaria Willrich, Gabriela Mannrich Riffel, o evento foi excelente. “Além de divulgar a empresa, as vagas e buscar novos profissionais, nós trocamos muita experiência entre os RHs. Criamos mais contatos e novas oportunidades de nos ajudar e trabalhar em parceria”, conta ela, que tem 20 anos de experiência na área. “Nossa empresa conta com mais de 400  colaboradores (sendo 35% do quadro formado por mulheres). Temos 15 vagas em aberto, para expedição, Departamento Pessoal e operador de máquinas. A remuneração varia de R$ 2,7 mil a 3,1 mil conforme a experiência. O mercado têxtil cresceu muito e faltam profissionais qualificados. Nós buscamos profissionais com caráter, comprometimento e ética para ensinar a técnica”, conta.

A analista de RH da Portallar, Gislaine Rosa, também destaca a troca de experiência entre RHs e a qualidade dos candidatos. “A nossa empresa nunca tinha participado de um mutirão e achamos a ideia muito interessante, pois precisamos muito de mão de obra. Outro ponto importante foi o networking e a troca de ideias com outros profissionais”, ressalta ela, que trabalha com 170 colaboradores.

Publicidade
WhatsApp chat