20.1 C
Brusque
quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioNotíciasGeralProfissionais da Educação Infantil da rede pública de Brusque participam de Formação...

Profissionais da Educação Infantil da rede pública de Brusque participam de Formação Continuada promovida pela UNIFEBE

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Evento foi realizado na última sexta-feira (6), no campus Santa Terezinha

Mais de 50 professores e monitores da rede pública de Brusque participaram na última sexta-feira (6), da Formação Continuada “Vivências e experiências na Educação Infantil”, promovida pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE. Os profissionais do Centro de Educação Infantil Ponta Russa e do Centro de Educação Infantil Clara Maria Furtado, foram acompanhados pela professora do curso, Luciane Oliveira da Rosa, e pelas acadêmicas Lindamara de Fatima de Freitas Verona, Maria Eliane da Luz Leite da Silva e Maiara da Silva Sbardelatti.

Durante o encontro, os participantes ouviram sobre linguagens, letramentos, materialidades, rotinas e vida cotidiana na Educação Infantil. Para aliar teoria e prática, os participantes vivenciaram práticas em atividades com história infantil e pigmentos naturais. Com foco em experiência estética com materiais variados que podem ser utilizados na Educação Infantil, os profissionais sentiram e perceberam as minúcias dos objetos e brinquedos estruturados, não estruturados, brinquedos artesanais, elementos naturais, jogos, livros infantis, gibis, entre outros.

A Formação também abordou os letramentos que possibilitam aquisição de linguagens pelas crianças. Os participantes ouviram a história “O caso do bolinho” e interagiram, fazendo bolinhos e cantando a canção. Na ocasião, os profissionais ouviram a experiência que as acadêmicas do curso de Pedagogia tiveram com essa proposta de literatura no Estágio Supervisionado II. Além disso, participaram de uma apresentação sobre a prática de letramento, partindo de um texto, perpassando pela oralidade, leitura, brincadeiras, desenhos e escritas espontâneas, até chegar na produção final com o grupo de crianças.

Os profissionais também foram instigados a pensar em práticas de letramento a partir da literatura infantil.  Em grupos, professores e monitores escolheram um livro de literatura infantil, leram e avaliaram como trabalhariam uma sequência didática com as crianças de seus educandários. Por fim, as equipes elaboraram uma criação com elementos da natureza e tecidos para representar a história. As práticas foram compartilhadas entre os grupos, que finalizaram o encontro com uma ciranda e brincadeiras de roda.

A Formação Continuada com os profissionais da educação, enaltece a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, é um projeto da UNIFEBE realizado com os docentes da instituição, que se estende aos professores da educação básica, pelo Projeto de Extensão do Curso de Pedagogia, criado em 2021. Este visa aprimorar as ações pedagógicas dos profissionais e, com isso, contribuir com a melhoria da educação pública. “O projeto vem se tornando referência, visto que temos em nosso curso uma equipe de professores atualizada e preparada para as necessidades de formação. Como as novas políticas de formação e reformas curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular, devem ser debatidas também com os professores das escolas básicas, entendemos que eles precisam estar em estudo contínuo. E, para além de conhecer, estarem mais bem preparados para uma transposição didática consciente e efetiva que trabalhe a aprendizagem das crianças e dos jovens numa abordagem protagonista”, destaca a coordenadora.

Publicidade
WhatsApp chat