A Feira Tecnológica da Construção Civil – Fairtec 2024, que acontece em Brusque, destacou a importância da sustentabilidade ao realizar, na tarde de sábado, 14 de setembro, a entrega do ‘Prêmio Estande Sustentável’. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a empresa Neutraliza, visou engajar as empresas expositoras na adoção de práticas sustentáveis na estruturação de seus estandes, reforçando o compromisso do evento com o meio ambiente.
Nesta edição, 11 empresas participaram do concurso e foram certificadas por suas ações voltadas à sustentabilidade. As vencedoras foram a Citigate Portaria Remota, na categoria Classe Verde, para estandes de até 15 metros quadrados, e a Holista Soluções Sustentáveis, na categoria Classe Azul, para estandes acima de 15 metros quadrados. Ambas receberam troféus desenvolvidos com materiais naturais e reciclados, criados pelos cursos de graduação da Unifebe.
O vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon), Fernando José de Oliveira, ressaltou a relevância da premiação em um momento decisivo para o cuidado ambiental. “É uma grande satisfação estarmos juntos em mais uma Fairtec e, nesta edição, enfatizarmos a importância da sustentabilidade. Precisamos estar atentos a esses acontecimentos e voltar nossas ações para o meio ambiente. Agradeço a todas as empresas participantes desse concurso e a todos que estão prestigiando mais uma edição da Fairtec”, destacou.
A diretora da Andrade Eventos, Rosangela Andrade, também celebrou a parceria com a empresa Neutraliza e a Unifebe, e o engajamento dos expositores. “É um orgulho muito grande para o Sinduscon e para a Andrade Eventos realizar a sétima edição da Fairtec e, pela primeira vez, o Prêmio Estande Sustentável. Este projeto vem para fazer a diferença na nossa vida e para o futuro das próximas gerações,” enfatizou.
A engenheira florestal da Neutraliza, Damaris Gonçalves Padilha, enalteceu o compromisso das empresas que participaram do concurso. “Parabenizamos todas as empresas que se inscreveram e demonstraram, com esta iniciativa, um compromisso maior com o meio ambiente e a construção de um futuro mais sustentável”, comentou.
Critérios do Prêmio Estande Sustentável Fairtec 2024
O Prêmio Estande Sustentável Fairtec 2024 avaliou os expositores em duas etapas. Na primeira, as empresas participantes responderam a um questionário digital de 13 questões de múltipla escolha, abordando temas como uso de materiais reciclados, gestão de resíduos, acessibilidade e neutralização de carbono. Cada resposta tinha pontuações variando de 0 a 5 pontos, totalizando até 65 pontos, com peso 6 na avaliação final.
Já na segunda etapa, uma comissão de especialistas avaliou os estandes com base em três critérios: aparência e criatividade, métodos de construção sustentável e inovação do produto ou solução apresentada. Esta etapa podia somar até 15 pontos por avaliador, com peso 4 na nota final. O estande com a maior pontuação em cada categoria foi considerado vencedor.
Categorias e Reconhecimentos
O concurso teve duas categorias: Classe Verde, para estandes de até 15m², e Classe Azul, para estandes acima de 15m². Além dos troféus, as empresas vencedoras receberam certificados de reconhecimento pelo seu compromisso com a sustentabilidade. Todas as empresas que alcançaram uma pontuação igual ou superior a 30 (50%) também foram premiadas com o Certificado Estande Sustentável 2024.
O Prêmio Estande Sustentável é uma iniciativa que visa incentivar práticas inovadoras e sustentáveis, alinhadas aos desafios ambientais atuais e ao desenvolvimento do setor da construção civil.
A Fairtec 2024 segue até o domingo, 15 de setembro, no Pavilhão da Fenarreco, com entrada gratuita e uma ampla programação voltada para inovação, tecnologia e sustentabilidade.
Fonte: Comunicar Jornalismo