Equipe composta por dois professores com formação na área avaliou diferentes critérios da estrutura, documentação e organização
A avaliação externa virtual, conduzida pela Comissão Avaliadora ad-hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Ministério da Educação (MEC), reconheceu o curso de Sistemas de Informação da UNIFEBE com o conceito contínuo 4,28 e faixa 4, em uma escala de 1 a 5. A avaliação in loco ocorreu nos dias 19 a 21 de agosto, como parte do processo de renovação do reconhecimento da graduação.
Dois professores, com formação na área do curso, foram os responsáveis pelo processo de avaliação. Durante esse período, foram aferidas as condições de oferta do curso, considerando as dimensões organização didático pedagógica; corpo docente; e a infraestrutura disponível.
O curso teve o Projeto Pedagógico avaliado, assim como demais documentações. Ocorreram entrevistas com discentes, docentes, técnico-administrativos, além de representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de visita às instalações físicas. Para o Assessor de Desenvolvimento Institucional e coordenador da CPA, Robson Zunino, o resultado é positivo e reforça o trabalho voltado ao ensino de qualidade.
“O desempenho do Curso de Sistemas de Informação é um excelente resultado, que corrobora com o empenho da UNIFEBE em oferecer uma proposta pedagógica alinhada com os anseios emergentes do mundo do trabalho, aliada a um corpo docente e infraestrutura de excelência”.
Para a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, a conquista responde ao momento vivido pelo mercado profissional do setor, possibilitando uma formação qualificada para suprir as necessidades de acadêmicos e econômicas locais. “A busca pela excelência é recorrente nos cursos oferecidos em nossa instituição, e a nota atingida pelo curso de Sistemas de Informação demonstra o alto nível de ensino e infraestrutura que oferecemos para Brusque e Região. Por se tratar de um setor que tem crescido em demanda e participação econômica em todo o Vale do Itajaí”.
O crescimento do setor, como relata o vice-reitor, professor Sérgio Rubens Fantini, também se reflete nas oportunidades no próprio curso, inclusive para egressos. Outro ponto destacado pelo vice-reitor é quanto aos investimentos feitos na estruturação do Laboratório de Inovação em Sistemas de Informação (LISI) e na qualificação contínua no corpo docente.
“Mantemos um trabalho voltado para a melhoria constante dos nossos cursos. O resultado atingido pelo curso de Sistemas de Informação reflete esse esforço por uma equipe de professores qualificados, aproximação com nossos egressos e suas experiências profissionais e em infraestrutura”, afirma.
Em linha semelhante, o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Roberto Heinzle, lembra que a formação proporcionada pela UNIFEBE é capaz de preparar os acadêmicos para atuação profissional tanto no qualificado mercado local quanto em empresas do exterior, que buscam alternativas na região. Segundo ele, o índice agrega visibilidade ao curso, já reconhecido pela qualidade de seus professores e egressos.
“Com a crescente busca por profissionais qualificados no estado e no polo regional de tecnologia, visamos preparar nossos acadêmicos para serem referências na sua área de atuação, a exemplo de egressos já consolidados em seus setores”, descreve.