20.5 C
Brusque
quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioNotíciasGeralRepresentantes da comunidade Polono-Brasileira se reúnem-se com representantes da Fundação Educacional de...

Representantes da comunidade Polono-Brasileira se reúnem-se com representantes da Fundação Educacional de Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Visita serviu para tratar de parceria de intercâmbio educacional com escola polonesa

Em meio a tratativas para um acordo de intercâmbio na área educacional entre o Colégio UNIFEBE e o Colégio Liceu Ruy Barbosa, de Varsóvia, Polônia, representantes da Sociedade Polono-Brasileira e da Fundação José Walendowsky estiveram na UNIFEBE, para reunião com membros da instituição. A parceria entre os colégios começou a ser firmada ainda em 2023 e tem previsão para os primeiros intercâmbios nos anos de 2025 e 2026.

O contato entre as instituições foi intermediado pela Fundação José Walendowsky e pela Sociedade Polono-Brasileira. Com cerca de 1.200 estudantes, o Colégio Liceu Ruy Barbosa mantém o ensino de língua portuguesa para 300 deles e conta com três professores do idioma.

A reunião, que também abordou o 15.º Evento Cultural Polonês, que ocorre em Brusque, nos dias 24 e 25 de agosto. A cidade é considerada a Capital Nacional da Imigração Polonesa. A programação contou com o presidente da Fundação José Walendowsky, Luís Antônio Loyola Walendowsky, Ivan José Walendowsky e o presidente da Sociedade Polono-Brasileira, também com sede em Varsóvia, Marek Makowski. Eles foram recepcionados pela reitora da UNIFEBE e presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE), professora Rosemari Glatz; o vice-reitor, Sergio Rubens Fantini, pelo pró-reitor de Graduação; professor Sidnei Gripa e pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva, além do diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow.

“Esperamos que essa parceria, que resgata também muito da origem da população local, fortaleça os laços entre estudantes e comunidades. Será uma oportunidade importante de troca cultural e de experiências, que vai beneficiar mutuamente as duas comunidades escolares”, descreve a presidente da Fundação Educacional de Brusque, professora Rosemari Glatz.

Publicidade
WhatsApp chat