Os alunos da Escola SESI de Brusque conquistaram os lugares mais altos do podium no concurso nacional Canguru de Matemática Brasil – premiação que reúne estudantes do ensino Fundamental e Médio desafiando seus conhecimentos matemáticos.
Foram três estudantes premiados com a medalha de ouro, mais três medalhas de prata e nove de bronze, além de 39 certificados de honra ao mérito.
O concurso Canguru é realizado em todo o mundo e conta com 6 milhões de participantes por ano em mais de 95 países. O objetivo da premiação é de apresentar questões de raciocínio lógico e resolução de problemas que buscam encorajar o engajamento e despertar o amor pela matemática.
Conforme Louise Caetano, coordenadora de Educação Básica, a Escola SESI de Brusque participa do evento desde 2017 e sempre teve um número expressivo de participantes e medalhistas. “Olimpíadas e concursos são desafiadores e trazem um universo de possibilidades para os alunos e professores, por que para todas as áreas tem algo em que os alunos participam. Assim, cada um pode se inscrever no que tem mais interesse e afinidade”, explica ela.
Uma das vantagens em se participar do concurso, ainda de acordo com Louise, é de poder mensurar com mais detalhes como está o processo de aprendizagem dentro de sala de aula – além da visibilidade das turmas em um cenário mais amplo da educação.
Para Silvana Meneghini, gerente regional do SESI/SENAI do Vale do Itajaí Mirim, esta é uma competição de grande relevância já que estimula o interesse e o raciocínio lógico dos estudantes. “Ao participar, os alunos têm a oportunidade de se desafiar e aprimorar suas habilidades matemáticas de forma divertida e acessível. Além de promover a excelência acadêmica, o concurso fomenta o gosto pela matemática. Estamos muito orgulhosos do desempenho dos nossos estudantes”, finaliza ela.