17.5 C
Brusque
quarta-feira, setembro 18, 2024
InícioNotíciasGeralSociedade do Pelznickel encanta público no Salão do Turismo no Rio de...

Sociedade do Pelznickel encanta público no Salão do Turismo no Rio de Janeiro

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Evento foi realizado de 8 a 11 de agosto e contribuiu para a consolidação da tradição de Guabiruba no cenário nacional

A Sociedade do Pelznickel de Guabiruba brilhou no Salão do Turismo, realizado de 8 a 11 de agosto no Rio de Janeiro, ao apresentar a tradição do Papai Noel do Mato a milhares de visitantes. A participação inédita no evento foi marcada por grande receptividade do público, consolidando a cultura de Guabiruba no cenário nacional.

Durante os quatro dias de evento, o público pode conhecer três Pelznickels diferentes, por meio da participação de Jocimar Fischer, Rodrigo Vanelli e Vandrian Fael Kohler. Dois deles com a roupa feita de barba-de-velho, sendo um com chicote e outro com vara, além de sinos, bicos e chupetas. Já o terceiro era de pelos, com destaque para a máscara confeccionada em madeira vinda diretamente da Alemanha e pintada a mão por uma artesã de Guabiruba.

Segundo eles, a presença dos Pelznickels no Salão do Turismo chamou a atenção dos visitantes, que se aproximavam com uma mistura de curiosidade e surpresa. “Foi evidente o entusiasmo do público ao ver o Pelznickel. Muitos demonstraram um profundo interesse em conhecer a história, o modo de fazer e como a tradição é preservada”, relata o vice-presidente da Sociedade do Pelznickel, Jocimar Fischer.

Para ele, levar a tradição para um evento nacional foi uma experiência incrível e muito significativa. “Participar de algo com uma escala tão grande nos permitiu compartilhar a nossa cultura com um público mais amplo. Além de ter surgido vários convites para apresentações em outros municípios do nosso Estado, como Joinville, Luiz Alves e Ibirama. Também tivemos a oportunidade de apresentar o Pelznickel para diretoria da EMBRATUR, a qual é responsável por promover o turismo brasileiro internacionalmente e para o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin e a sua esposa. Ele fez questão de registrar o Pelznickel para mostrar aos netos”, detalha.

Turismo

A secretária de turismo de Guabiruba, Letícia Morgana Fischer, destaca o sucesso da participação dos Pelznickels no evento. “Guabiruba marcou presença no Salão do Turismo destacando suas atrações turísticas. Apresentamos degustações de bolachas e chocolates locais, promovendo a rota dos chocolates que conquistaram o paladar dos visitantes. O grande destaque foi a experiência Pelznickel, um verdadeiro sucesso! O público ficou fascinado com as tradicionais figuras de Pelznickel, tirando fotos e fazendo vídeos enquanto se encantavam com essa tradição única. O interesse gerado mostrou o quanto as pessoas desejam explorar mais sobre essa experiência cultural e descobrir os produtos turísticos de Guabiruba”, comemora.

“Além disso, promovemos o Vale Europeu Catarinense e os encantos de Guabiruba para operadores turísticos, agências de viagens e guias. Tivemos a honra de apresentar a experiência do Pelznickel ao Ministro do Turismo, Celso Sabino e ao vice-presidente, Geraldo Alckmin. Também presenteamos as autoridades do turismo com nossos produtos exclusivos”, completa.

Jocimar conta que como a participação do Pelznickel no Salão do Turismo iniciava sempre no período da tarde. Durante a manhã, os representantes da Sociedade do Pelznickel tiveram tempo livre para conhecer pontos turísticos da cidade. “Foi possível conhecer o Cristo Redentor, o AquaRio e algumas praias. Conhecer esses lugares ampliou o nosso repertório na área do turismo e contribuiu para a nossa atuação junto ao turismo local”, comenta Jocimar.

Para ele, a experiência trará grandes frutos para a tradição guabirubense. “Em nome da diretoria da Sociedade do Pelznickel queremos agradecer as Instâncias de Governança Regional (IGRs) do nosso Estado, em especial ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), a Prefeitura de Guabiruba e o Sebrae, que não mediram esforços para viabilizar a nossa participação no evento. A tradição agradece!”, finaliza.

Publicidade
WhatsApp chat