Como parte das comemorações de aniversário do município de Brusque, a Câmara Municipal concedeu títulos de Cidadãos Honorários a pessoas que, nascidas em outros lugares, destacam-se por suas atividades e trajetórias de vida na cidade, contribuindo para o desenvolvimento local ou o bem-estar coletivo.
Em alusão às festividades dos 164 anos de fundação do município, celebrados no dia 4 de agosto, o poder legislativo realizou a sessão solene para a entrega de oito títulos para cidadãos nascidos em outras cidades, que construíram a vida em Brusque. Além de cidadãos de outras cidades de Santa Catarina, entre os homenageados são oriundos de São Paulo, Paraná e Paraíba e também Argentina.
Alex Bonfim Reis, Cesar Augusto Nikel, Edson Sampaio Lenk Junior, Eni Teresinha Barni, Fernando Antonio Gomes, José Ari Vequi, Paola Eugenia Pérez Cerri Tetzner e Padre José Henrique Gazaniga, foram os homenageados.
Conheça os nomes indicados pelos vereadores, referendados por meio do Decreto Legislativo n° 02/2024:
Alex Bonfim Reis – Natural de São José do Rio Preto (SP), nasceu em 29 de junho de 1979. Alex se formou em Direito na PUC-Campinas, no ano de 2004 e, após a formatura, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde trabalhou com algumas causas advocatícias e ocupou o posto de conciliador na Vara Cível. Aprovado em concurso púbico para delegado de Polícia em Santa Catarina em 2009, optou, após a Academia de Polícia, pela cidade de Brusque para atuar profissionalmente. Posição de destaque na segurança pública do município, ele é o titular da Divisão de Investigação Criminal de Brusque desde 2010. Reis também possui no currículo as pós-graduações em Direito Penal e em Direito Constitucional, além de cursos de especialização na carreira policial pela Acadepol de Santa Catarina.
Cesar Augusto Nikel – Nasceu em Rio do Sul (SC) no dia 29 de janeiro de 1964. Nikel veio morar em Brusque no ano de 1988 para trabalhar e constituir sua família. É casado com Aléxia Pereira Belli Nikel, união que gerou duas filhas e um filho. Cesar foi funcionário público do estado de Santa Catarina, atuando como investigador de Polícia, entre os anos de 1985 e 1995, parte deste tempo na 1° Delegacia de Polícia de Brusque. Formou-se em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) em 1994 e atua como advogado até os dias de hoje. Ele também atuou profissionalmente no departamento jurídico da empresa Colcci. Até hoje ele integra o quadro do conglomerado empresarial, onde tem a função de procurador no Grupo AMC Textil Ltda. No município de Brusque, Cesar se dedica a ajudar diversos setores da comunidade, principalmente em prol de pessoas menos favorecidas financeiramente.
Edson Sampaio Lenk Junior – Nasceu em Ivaiporã (PR) no dia 22 de outubro de 1973. Aos doze anos já ajudava nos serviços gerais da agropecuária do pai. Aos 17 anos foi selecionado para trabalhar como bancário, função na qual permaneceu até maio de 1995. Neste mesmo ano veio morar em Brusque, onde já residiam seus dois irmãos. Com dificuldades para encontrar emprego equivalente à sua antiga qualificação, decidiu empreender junto a um dos irmãos, fundando a empresa DDserv, que atua no ramo de controle de pragas e higienização de reservatórios de água. Em 1997, o popular “Edinho” casou-se com Josimar Amorim Lenk, com quem tem duas filhas. Formado em Ciências Contábeis pela Unifebe, em 2005, ele ainda é sócio proprietário da Vidalimp e da Tratavale. Em sua atuação na comunidade, ele integrou por três anos a Associação de Moradores do Águas Claras e participa ativamente da Associação Catarinense dos Controladores de Pragas (ACPRAG), na qual já foi presidente por dois mandatos.
Eni Teresinha Barni – Nasceu no dia 8 de maio de 1956 em Ribeirão Grande, localidade do interior da cidade de Vidal Ramos (SC). Desde criança, Barni sempre ajudou nos trabalhos da família, na agricultura e na pequena fabricação artesanal de calçados do pai. Aos 17 anos, começou a trabalhar em uma loja de roupas e calçados em Joinville (SC). Com a instalação de uma fábrica de calçados pela família em Brusque e as habilidades adquiridas por ela no comércio, Eni começou a atuar no ramo. A primeira loja própria veio em 1980, na Travessa Guilherme Krieger, endereço que permanece até hoje, dando origem à rede Lemus Calçados. Atualmente, a empreendedora conta com 5 lojas e 108 funcionários. Além do trabalho como empresária, ela é pastora, concede palestras e atua em trabalhos sociais e voluntários junto às principais entidades do município.
Fernando Antonio Gomes – Paraibano, nasceu na cidade de Teixeira (PB), em 19 de julho de 1960. Fernando é casado há 30 anos com Ivone Brandão Bertunes Gomes, eles têm duas filhas juntos e mais uma filha cada um de relacionamentos anteriores. O primeiro trabalho em carteira assinada de Fernando data de 1979, na Eloquímica, situ ada na cidade de São Paulo (SP), empresa na qual fez carreira até 2003. Após a aquisição desta empresa pela brusquense Quimisa, ele continuou seu trabalho e, no ano de 2005, veio para Brusque para integrar a equipe técnica de desenvolvimento de produtos têxteis para estamparia. Sua carreira profissional e o trabalho de sua equipe na Quimisa foram responsáveis por muitos processos de inovação e modernização de produtos na área de estamparia e Fernando passou a ocupar o posto de pesquisador sênior. Em 2017, ele recebeu uma proposta para trabalhar na Colo Brasil Importação e Exportação, onde permaneceu até 2020, quando se aposentou do ramo têxtil.
José Ari Vequi – Natural do município de Camboriú (SC), nasceu no dia 2 de novembro de 1968. Em 1978, mudou-se com a família para Brusque e, com 10 anos de idade, já desempenhava funções em fábricas na cidade. Na comunidade do bairro Santa Terezinha atuou na Associação de Moradores e desempenhou funções como catequista e presidente do Conselho da Sociedade Santos Dumont. Em 1998, casou-se com Angela Maria Angioletti Vequi, com quem tem um filho. Formado em Administração Pública pela Unisul, sua história na vida pública iniciou em 1995, no governo estadual de Paulo Afonso. Nos anos seguintes, atuou na assessoria do senador Casildo Maldaner, na gestão municipal do prefeito Danilo Moritz e, novamente no governo estadual, com os governadores Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo. No ano de 2017, Ari assumiu o posto de vice-prefeito de Brusque, junto ao prefeito Jonas Paegle. Na eleição seguinte, ele foi eleito prefeito da cidade, permanecendo no cargo de 1° de janeiro de 2021 a 8 de maio de 2022. Atualmente, Vequi ocupa o posto de secretário executivo do órgão estadual SC Parcerias S/A (SCPAR).
Paola Eugenia Pérez Cerri Tetzner – Natural da Argentina, Paola nasceu na cidade de Córdoba no dia 11 de agosto de 1978 e desde cedo demonstrou interesse pelo conhecimento e pela educação. No ano de 2003 ela emigrou para o Brasil, onde logo se casou com o Pastor Edélcio Tetzner, com quem tem dois filhos. Após morar em outros estados brasileiros, ela veio para Brusque em 2011, onde começou sua reconhecida carreira na área de educação. É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nacional de Córdoba, tem Licenciatura em História e Letras – Espanhol pela Uniasselvi e pós-graduação em Linguística pela Universidade Gama Filho. Desde 2011, a professora desempenha importante papel na educação de jovens e adultos em Brusque. Paola lecionou no curso de Design de Interiores no Senac e no curso de Arquitetura da Uniasselvi, além de ter se dedicado ao ensino no Colégio Unifebe e no Colégio Cônsul Carlos Renaux.
Padre José Henrique Gazaniga – Natural da cidade de Camboriú (SC), da comunidade de Limeira, nasceu em 14 de abril de 1970. Após a morte precoce do pai, mudou-se com a mãe e os irmãos para o centro de Camboriú, onde trabalhou como entregador de jornais. Em 1986, Gazaniga ingressou no Seminário Nossa Senhora de Lourdes, no Azambuja, dando início ao seu processo formativo para a ordenação sacerdotal. Em 1990, começou a Faculdade de Filosofia na UNIFEBE e, nos anos seguintes, iniciou os estudos teológicos e atuou diretamente com atividades pastorais. Morando na cidade de São José, sua ordenação diaconal veio em 1997 e, em 1998, foi ordenado presbítero da Igreja de Florianópolis. No ano de 2002, o padre assumiu a missão de Pároco da Paróquia São João Batista, em Itajaí e, em 2012, iniciou sua missão em Brusque, como pároco da Paróquia Santa Teresinha. Em 2020, passou a ser pároco na Paróquia Nossa Senhora de Azambuja, reitor do Santuário Nossa Senhora de Azambuja e diretor do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, funções que continua exercendo atualmente.