A comunidade italiana inicia mobilização Festejos dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025. Em evento realizado no Colégio Cônsul Carlos Renaux na noite desta quinta-feira, 02, foi lançado a logomarca que será símbolo da data do sesquicentenário do movimento imigratório.
As ações são organizadas pela comissão que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália na Assembleia Legislativa, que conta com diversos movimentos italianos espalhados pelo estado, através de círculos que difundem a tradição, a língua e o intercâmbio entre os países, com destaque para os comitês no exterior e o consulado Geral da Itália para os Estados do PR e SC.
O lançamento da logomarca foi realizado em Brusque considerada a importância do município como polo imigratório. O município foi sede da Colônia Itajahy-Príncipe Dom Pedro, e recebeu a primeira leva de imigrantes italianos em 4 de julho de 1875. Eram 108 colonos oriundos de várias regiões da Itália, entre trentinos, vênetos e lombardos.
Atualmente, o Brasil detém o título de país com o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, representando quase 70% da população. Além disso, mais de 100 mil catarinenses possuem cidadania italiana.
O organizador do evento, Márcio Fumagalli, destacou a importância do evento.
Em entrevista traduzida por Marcio Fumagalli, a Cônsul Geral da Itália para os Estados do PR e SC, Eugenia Tiziana Berti comentou sobre a importância da programação de comemoração aos 150 anos, bem como outros assuntos no fortalecimento do intercâmbio entre Santa Catarina com o Consulado Italiano.
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, coordenador da comissão organizadora, que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália na Assembleia Legislativa, esteve presente no evento e falou sobre a importância da programação.
A reitora da UNIFEBE, Rosemari Glatz, que integra aComissão Organizadora dos Festejos dos “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025, falou ao Jornal da Diplomata.
O diretor do Colégio Cônsul, Otto Grimm, que sediou o evento Comissão Organizadora dos Festejos dos “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025, falou ao Jornal da Diplomata.
O presidente dos comitês Paraná-Santa Catarina, Eduardo Benetti, falou ao Jornal da Diplomata.