Evento na sede da entidade reuniu dezenas de empresários e profissionais interessados no tema
Na noite desta terça-feira, 18 de junho, O Núcleo de Tecnologia e Inovação da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), promoveu a palestra “Segurança Eletrônica 4.0 – O Avanço da Inteligência Artificial em Prol da Segurança”, ministrada pelo palestrante Sandro Schimitt.
O evento, realizado na sede da ACIBr, contou com a participação de dezenas de empresários e profissionais interessados no setor de segurança eletrônica.
O palestrante, Sandro Schimitt, é diretor de projetos da empresa Directx, distribuidora de material de segurança e formado em Gestão de Segurança Privada, com grande experiência na área.
Na palestra, ele explorou a aplicação da inteligência artificial na segurança eletrônica, destacando que a tecnologia já vai além das câmeras tradicionais. “Hoje as câmeras não gravam mais só em preto e branco, já oferecem muitas funcionalidades, como gravação colorida e que podem fornecer muitos detalhes para a polícia em caso de investigação, além de câmeras que fazem o reconhecimento de placas de veículos”.
Segundo ele, as soluções atuais não apenas aumentam a eficiência das operações de segurança, mas também têm potencial para oferecer um custo-benefício significativo, com tecnologias que podem ter uma longevidade superior a cinco ou até dez anos.
“Hoje o empresário precisa entender que a segurança eletrônica não é algo que precisa investir muito. O empresário não pode só enxergar o investimento de hoje, mas a longevidade da solução, porque com os aspectos tecnológicos que temos atualmente, elas podem durar até a dez anos, funcionando de forma satisfatória”.
Tecnologia e segurança
Ricardo Ferraro de Souza, coordenador do Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIBr, destacou a importância de atualizar os conhecimentos sobre o mercado de segurança eletrônica. Segundo ele, o objetivo da palestra foi de apresentar as últimas tendências e inovações em equipamentos de segurança que estão cada vez mais integrados.
O coordenador enfatizou a relevância de trazer especialistas renomados para discutir como esses avanços tecnológicos podem impactar a segurança das residências e empresas da região.
“Aqui temos um grupo de pessoas que já fala de tecnologia constantemente e, por isso, o Núcleo, a ACIBr e o Ecossistema de Inovação apoiam iniciativas de trazer temas relevantes na área e abrir para que a sociedade de Brusque possa conhecer um pouco mais sobre esse assunto”.