Para falar sobre o assunto O Programa da Hora desta quarta-feira recebeu a coordenadora do Programa Bilíngue do Colégio São Luiz, Mariane Werner Zen e os alunos Henrique Cinelli Pedroso e Letícia Stumpf de Souza
Na última segunda-feira, 10 de junho, foi celebrada a missa de envio dos estudantes do Colégio São Luiz que participarão de um intercâmbio de 40 dias na Indonésia, na Ásia.
O grupo, formado pelos alunos Amanda Erthal da Cunha, Guinter Comper, Henrique Cinelli Pedroso e Letícia Stumpf de Souza; pela coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen; e pelo frater da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Ricardo Vinter, embarca no dia 22 de junho para esta primeira experiência de parceria entre a instituição de Brusque e a Indonésia.
A celebração, realizada na Capela Divino Espírito Santo, contou com a presença das famílias dos intercambistas e foi marcada por momentos de muita emoção. O grupo recebeu uma bênção especial do padre Aléssio da Rosa, vice-diretor do Colégio São Luiz; e também o cordão com a Cruz Dehoniana, símbolo da instituição. A missa marcou ainda a entrega oficial das passagens aos intercambistas pelos seus familiares.
A coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen, explica que a preparação para o intercâmbio ocorre desde o início do ano, com encontros do grupo uma vez por semana desde março. Além do idioma, eles têm estudado o Manual do Voluntário enviado pela instituição da Indonésia, e também aprofundaram os estudos sobre Padre Dehon, fundador da Congregação SCJ.
Entre os estudantes, o sentimento desses dias pré-viagem é um só: a ansiedade. Todos estão mais do que preparados para conhecer o país, as pessoas e o modo de vida local.
O grupo chega, inicialmente, a Jakarta, capital do país, onde ficará um dia. Depois, eles seguem para a região sul do país, em Yogyakarta, onde está localizado o convento da congregação. Lá, ficarão hospedados durante 10 dias para se ambientar, treinar o idioma e conhecer mais a fundo a cultura local. Posteriormente, o grupo segue para o norte da Indonésia, onde fica a cidade de Metro e a escola Sma Yos Sudarso. Os jovens ficarão hospedados em casas de famílias por uma semana e depois alojados juntos na escola para iniciar o trabalho voluntário. A principal função do grupo de Brusque será acolher os alunos novos que vão chegar para viver no internato da escola. “As expectativas são as melhores. Temos certeza que será muito bom, muito gratificante e engrandecedor para todos nós”, destaca a coordenadora do Programa Bilíngue, Mariane Werner Zen.
Acompanhe a entrevista completa