Evento será nos dias 13 e 14 de julho e terá a participação de dez panificadoras
Na noite desta segunda-feira, 17 de junho, foi realizado o lançamento oficial do 11º Festival Nacional da Cuca. O evento, promovido pelo Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), em parceria com a Prefeitura de Brusque, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, acontecerá nos dias 13 e 14 de julho, no pavilhão da Fenarreco.
A primeira edição do Festival da Cuca foi em 2014 e, desde então, o projeto faz parte do calendário oficial de eventos de Brusque. Neste ano, dez panificadoras estarão presentes, sendo responsáveis por produzir e comercializar as protagonistas da festa: as cucas.
“O festival vem se fortalecendo, criando força e ganhando espaço no calendário de eventos anual de Brusque. Durante esses anos, diversas foram as dificuldades encontradas, mas, maiores do que estas, foram as alegrias e bons momentos proporcionados pelo festival”, destaca a coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da ACIBr, Emily Dognini.
Ela lembra que na edição de 2023, o Festival Nacional da Cuca reuniu mais de 15 mil pessoas durante os dois dias de evento, sendo comercializadas mais de cinco mil cucas. A expectativa para esta edição é, mais uma vez, atrair um grande número de famílias de toda a região.
“É um orgulho realizar mais uma edição deste evento. As panificadoras presentes são empresas familiares, que produzem cucas de suas famílias para as famílias de Brusque e de toda a região que vão prestigiar o festival”.
Parcerias
O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, destaca a relevância da parceria entre o Núcleo de Panificadoras e a Prefeitura de Brusque para a realização do evento. “É uma grande festa cultural que tenho certeza que se perpetua por esta parceria entre a entidade e a prefeitura. Ao longo desses anos, passamos por várias dificuldades, mas com a força do associativismo, nós reinventamos a festa e conseguimos que chegasse à 11ª edição. Gosto muito desse modelo, da iniciativa privada e associações encabeçarem os eventos com a ajuda do poder público, assim, mudam as administrações, mas os eventos continuam”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky, ressalta a importância de valorizar a cultura dos colonizadores por meio da gastronomia. “Mais um ano se passa e o Festival da Cuca fortalece a imagem de Brusque com sua cultura e suas tradições. A cuca é um produto muito especial na cidade, por isso, temos que divulgar cada vez mais essa tradição e passar essa importância, principalmente para as crianças. Esse modelo de se fazer eventos na nossa cidade é um exemplo, e essa parceria com o Núcleo de Panificadoras e com a ACIBr fortalece cada vez mais essa marca gastronômica na cidade”.
Para o vice-prefeito de Brusque, André Batisti, o Deco, o Festival da Cuca firma a imagem de Brusque como uma cidade de atrações em gastronomia. “Todo mundo conhece a cuca de Brusque e sabe que aqui temos uma culinária riquíssima, e o festival leva essa herança para todo o Brasil”.
Atrações
Além do mercado da cuca, com uma grande variedade do doce para venda, o Festival Nacional da Cuca terá diversas atrações para toda a família, como o concurso “Resgatando a tradição da cuca alemã”, café colonial, oficina mirim, roda da cuca e feira de artesanato.
Panificadoras participantes
Mercado e Panificadora Danine
Panificadora e Confeitaria Mota
Panificadora e Confeitaria Panissa
Panificadora e Confeitaria Santos
Panificadora e Confeitaria Tomasi sem Glúten e Lactose
Panificadora Moriá
Panificadora Sodepan
Panificadora Tomasi
Sassipan Panificadora e Confeitaria
Sol Panificadora
O lançamento do festival foi destacado no Jornal da Diplomata desta terça-feira 18 de junho.
Acompanhe a repercussão na integra.